Conforme anunciara recentemente à reportagem do Jornal Norte Capixaba, o diretor presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio Freitas, esteve em Rio Bananal, na tarde desta sexta-feira (20), para apresentar a lideranças e moradores da cidade o projeto das obras de implantação de acostamentos e melhorias operacionais na rodovia ES 245, no trecho compreendido entre Rio Bananal e a ponte sobre o Rio Pequeno, na chegada a Linhares, passando pelo entroncamento da ES 248 – rodovia que liga Linhares a Colatina.
A reunião aconteceu no auditório do Centro de Desenvolvimento Rural de Rio Bananal e contou com a participação de autoridades políticas e outras lideranças representativas da sociedade local. Estiveram presentes o prefeito Edimilson Eliziário, o vice-prefeito Eristeu Giuberti e os vereadores Adelson Gaburro, Assis Campi, João Guarnieri e Robson Marinato, além do deputado estadual Lucas Scaramussa e do ex-deputado Luiz Durão.
Um dos principais articuladores pela viabilização do asfalto com o acostamento, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Judaci Bolsoni, não pode comparecer ao encontro, devido a outro compromisso assumido anteriormente, mas foi representado pelo assessor Antônio Câmara.
Freitas reafirmou pessoalmente na reunião o que o Jornal Norte Capixaba noticiou com exclusividade no início do mês de junho: a rodovia ES 245, no trecho compreendido entre a sede de Rio Bananal e a ponte sobre Rio Pequeno, na chegada a Linhares, terá acostamento nos dois sentidos, com dois metros e meio de cada lado. RELEMBRE: Rodovia Rio Bananal – Linhares terá acostamento nos dois lados da via, garante diretor do DER-ES.
Na ocasião, com as obras na rodovia já em andamento e diante da incerteza e dos muitos boatos em relação à implantação ou não do acostamento, o vice-prefeito Eristeu Giuberti e o presidente da Câmara Judaci Bolsoni foram até a sede do DER-ES, em Vitória, em busca de esclarecimentos sobre o assunto. A reportagem do NC também participou da reunião e divulgou em primeira mão a garantia dada por Freitas.
Mesmo após a publicação da notícia, as informações controversas e o discurso pessimista continuaram na cidade, com muitos ribanenses ainda desacreditados da obra e duvidando que ela acontecesse.
Na reunião desta sexta-feira (20), em Rio Bananal, o diretor do DER-ES disse entender a ansiedade da população em torno do acostamento. “Uns acreditam que vai acontecer, outros duvidam, o que é normal. Mas penso que essa dúvida não deveria mais acontecer no Estado, pois estamos diante de um cenário inédito, de um governo extremamente organizado, que realiza obras estruturantes e grandiosas em todos os 78 municípios capixabas”, salientou ele.
“O que ficou estabelecido aqui, antes mesmo do início da reconstrução da rodovia, é que teríamos o acostamento. Começamos a definir isso em uma conversa com o presidente da Câmara Judaci e o ex-deputado Luiz Durão, quando eu ainda nem estava à frente do DER-ES. Há o compromisso de atender os anseios do povo de Rio Bananal e, além disso, essa rodovia precisa de acostamento devido ao grande número de veículos que por ela trafegam. Deixá-la sem acostamento não seria prudente” completou Freitas.
De acordo com o diretor do DER-ES, o início das obras de implantação do acostamento e de outras melhorias operacionais na ES 245 só será possível após a conclusão da pista central de rolamento. “Estamos com um total de 114 quilômetros de rodovias sendo executadas por meio de contrato com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), incluindo a ES 245, entre São Jorge de Tiradentes e Linhares, e a ES 248, de Linhares a Colatina. Contudo, o programa do BID não permite nenhuma alteração no traçado original da via. Só pode ser feita a reabilitação ou recuperação da pista funcional já existente. Em razão disso, não foi possível conectar os acostamentos com as obras da pista central financiadas pelo BID”, explicou.
Freitas completou que o projeto dos acostamentos foi sendo elaborado à medida que as obras no eixo central da rodovia eram executadas. No entanto, segundo ele, o início da construção só poderá acontecer após o término das obras do traçado original na rodovia, para que não haja nenhuma dificuldade ou contestação em relação ao programa do BID.
No próximo dia 4 de novembro, conforme informou o diretor presidente do DER, o governador Renato Casagrande deve visitar Rio Bananal para fazer a inauguração do trecho da rodovia ES 245 que liga o distrito de São Jorge de Tiradentes à sede do município. Há a expectativa de que, na mesma ocasião, o governador faça também o lançamento do edital para a contratação dos acostamentos. A previsão é que as obras possam ser iniciadas já a partir dos primeiros meses de 2024.
O projeto
Na reunião desta sexta-feira, Freitas fez a apresentação dos detalhes do projeto de implantação dos acostamentos no trecho da rodovia ES 245 que liga Rio Bananal a Linhares. “A população acompanhará uma obra gigantesca acontecendo a partir do próximo ano. Serão intervenções bem maiores e mais complexas que as realizadas para a reconstituição do pavimento da via central. Vamos precisar abrir dois metros e meio de cada lado da rodovia e alguns paredões terão que ser removidos”, antecipou.
A partir do momento que for contratada, a obra terá duração prevista de 17 meses, com valor estimado de R$ 88 milhões. No total, serão 41 quilômetros de rodovia com acostamento.
Conforme detalhou o diretor do DER/ES, a obra será dividida em dois trechos, sendo um de pouco mais de seis quilômetros, praticamente todo no perímetro urbano de Rio Bananal, e outro, predominantemente em área rural, de quase 35 quilômetros, partindo da ponte do Rio Bananal até a ponte do Rio Pequeno, em Linhares.
No primeiro trecho, dentro da cidade, a pista de rolamento terá 3,5 metros, com passeio (calçadas) de 1,20 de cada lado. Já no trecho rural, serão os mesmos 3,5 de rolamento, com 2,5 metros de acostamento de cada lado. Ao longo de toda a rodovia serão construídas 46 baias e abrigos em pontos de ônibus, sendo seis na área urbana e 40 na rural.
Também está prevista, na área urbana da rodovia, a construção de um total de 305 metros de contenção de encostas por estrutura de gabião, que são muros de arrimo implantados em locais onde existem cursos d’água. Haverá ainda outras intervenções e sinalização moderna para proporcionar mais segurança a todos os usuários da via, incluindo pedestres e ciclistas.
Dificuldade com os proprietários
Freitas relatou que a construtora responsável pela obra da pista central da ES 245 tem enfrentado dificuldade e resistência de proprietários de áreas ao longo do trecho no que se refere à remoção e realocação de cercas construídas irregularmente na faixa de domínio da rodovia.
O diretor do DER teme que o problema se agrave com a construção dos acostamentos e atrapalhe o cronograma da obra. Ele sugere que as lideranças locais se mobilizem e já iniciem a negociação com os proprietários.
“Mesmo com o Estado indenizando as cercas que ocupam irregularmente as margens da rodovia na área de domínio, muitos proprietários não querem nem papo. Sabem que trará melhoria, mais segurança e que valorizará as suas próprias propriedades, mas ninguém quer ceder nada”, lamentou Freitas.
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