Começa a ser normalizado a partir da tarde desta quarta-feira, 22 de janeiro, o abastecimento de água tratada em bairros da sede de Sooretama afetados pela interrupção do serviço, conforme previsão do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
O diretor da Autarquia, Leonardo Sossai, explicou que dois motores utilizados no bombeamento de água até as residências queimaram em um curto espaço de tempo, ocasionando falhas no abastecimento em parte da cidade, nos bairros mais distantes, como Sayonara, Sayonara II e alguns locais do bairro Salvador. O Centro da cidade, os bairros Alegre, Bionativa e a maior parte do bairro Salvador não foram atingidos.
Após reparo, um dos motores foi reinstalado na manhã desta quarta-feira (22), com a expectativa que o abastecimento comece a ser normalizado a partir das próximas horas. O outro motor, segundo Leonardo Sossai, será reparado até sábado (25) e ficará como reserva, caso ocorra outra eventualidade nos conjuntos em operação.
Em relação à coloração amarelada da água que chega às torneiras, o diretor do SAAE explica que as chuvas excessivas deste mês e a consequente elevação do nível do Rio Doce aumentaram muito a turbidez das águas da Lagoa Juparanã, onde é feita a captação que abastece o município. Isso dificulta o tratamento, em que pese as condições e a capacidade da atual Estação de Tratamento de Água (ETA). Aos poucos, a água deve retornar à sua coloração cristalina normal.
Sensível ao drama dos moradores, o prefeito Fernando Camiletti agiu rápido e, na terça-feira (21), colocou todo o aparato dos setores de Engenharia e Obras da Prefeitura à disposição do SAAE, numa força-tarefa para solucionar definitivamente e o mais breve possível os problemas no abastecimento de água que se arrastam há anos no município.

Acompanhado do vice-prefeito João Paulo da Silva e do diretor do SAAE, Leonardo Sossai, Fernando vistoriou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade e determinou a realização de um levantamento para identificar o que ainda falta para colocar a estrutura em funcionamento. A entrega da obra deve acabar em definitivo com interrupções no abastecimento e problemas na qualidade da água distribuída à população.
“Fiz questão de acompanhar as ações de perto, ouvir as demandas e garantir que tudo o que for necessário será feito para resolver os problemas e melhorar o sistema de abastecimento. Sei o quanto essa questão é importante para cada família. É uma das prioridades do meu mandato garantir que ninguém passe por dificuldades com a falta de água. Podem ter certeza que estamos comprometidos na busca de soluções reais e duradouras para a nossa população”, assegurou o prefeito.
Prefeitura divulga Nota de Esclarecimento
Ainda com instabilidade no abastecimento de água na cidade, na tarde desta quinta-feira (23), a Prefeitura de Sooretama divulgou nota informando a população sobre a situação. Leia a seguir o teor da nota:
Toda a equipe do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sooretama) está trabalhando ininterruptamente, dia e noite, para solucionar a falta de água no município. O prefeito Fernando Camiletti está acompanhando a situação de perto e mobilizou toda a equipe da Prefeitura para ajudar na solução do problema.
“Esse é um problema que se arrasta há muitos anos. Com apenas 23 dias de governo, nos deparamos com essa situação e estamos empenhados para que tudo seja normalizado o mais breve possível”, assegurou o prefeito.
Ele também informou que uma nova ETA (Estação de Tratamento de Água) está sendo ativada para normalizar o abastecimento. Uma uma nova atualização sobre a situação será divulgada até às 16h de hoje (23/01).
Enquanto esperamos para resolver esta questão, pedimos a compreensão de todos. Estamos comprometidos em oferecer uma solução definitiva em breve.
Para solicitar carro-pipa, entre em contato:
(27) 3273-1031 – SAAE (Whatsapp)
(27) 99894-1208 – Serviços Urbanos
Nova atualização
Em nova nota, a Prefeitura de Sooretama informa que equipes da Administração Municipal e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) estão há mais 48 horas trabalhando ininterruptamente e, às 18 horas desta quinta-feira, 23 de janeiro, prosseguem todos os esforços, sob a coordenação pessoal do prefeito Fernando Camiletti, até que o abastecimento de água seja reestabelecido nas áreas afetadas da sede do município.
A nota prossegue que a população sooretamense continuará sendo informada sobre a situação, garantindo que todos os recursos estão sendo empreendidos para que o fornecimento de água aos moradores seja normalizado o mais breve possível.
Comente este post