A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Sooretama realiza, na próxima segunda-feira (7), uma operação para a remoção de veículos abandonados em vias públicas do município. A ação contará com o apoio da Polícia Militar e tem como objetivo melhorar a mobilidade urbana, garantir a segurança da população e preservar o meio ambiente.
Levantamento feito pela Secretaria identificou cerca de 30 veículos em situação de abandono espalhados por diferentes pontos da cidade. Os proprietários foram previamente notificados, de forma verbal, para que retirassem os veículos por conta própria. Caso os automóveis ainda estejam nas ruas na data da operação, serão removidos com o auxílio de guincho e levados para o pátio credenciado do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES).
Além de atrapalhar a circulação nas vias públicas, os carros abandonados, à medida que vão se deteriorando, se tornam criadouros para insetos e abrigo para animais peçonhentos, além de outros riscos à saúde pública e segurança da população.

O secretário municipal de Segurança Pública, subtenente PM Marcelo Rossi, explica que a ação tem respaldo legal no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/1997), que considera abandono o veículo deixado em via pública por tempo prolongado e em condições de deterioração. Já a Lei nº 14.440/2022, em seu artigo 279-A, autoriza expressamente a remoção de veículos abandonados ou acidentados, mesmo na ausência de infração de trânsito.
Após a remoção, os proprietários terão a possibilidade de reaver os veículos, desde que sejam regularizadas pendências como licenciamento em atraso, multas e questões relacionadas ao estado de conservação do bem.
A Prefeitura de Sooretama reforça que a medida busca garantir um ambiente urbano mais seguro e limpo, e orienta os moradores a colaborarem, evitando deixar veículos em desuso nas ruas.






































































Comente este post