Um total de 200 animais de estimação, entre cães e gatos, passaram pelo procedimento de castração em Sooretama, no norte do Estado, durante ação promovida por meio do Programa Pet Vida, iniciativa voltada à promoção da saúde e do bem-estar animal, desenvolvida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.
O serviço foi oferecido gratuitamente nos dias 10 e 11 deste mês, no espaço Bionativa, sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A ação atendeu os tutores que realizaram inscrição prévia junto à Prefeitura. As castrações foram realizadas no ‘Castramóvel’, unidade móvel equipada para procedimentos cirúrgicos e de esterilização, que permaneceu no município durante os dois dias. A equipe responsável contou com nove médicos veterinários e cinco assistentes.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Vinícius Marcaro, dos 295 animais inscritos, 200 foram castrados. Ele explicou que alguns tutores não compareceram e houve casos de animais não puderam passar pelo procedimento devido a impedimentos de saúde diversos diagnosticados no momento da ação.
Vinícius Marcaro anunciou que uma nova etapa do Programa Pet Vida está prevista para ser realizada em Sooretama no primeiro semestre de 2026.
A castração é uma medida fundamental para prevenir doenças, aumentar a qualidade de vida dos animais e colaborar com o controle da população de cães e gatos no município.
Comente este post