Sem qualquer tipo de aviso ou notificação aos usuários, a Viação Joana Darc suprimiu horários de ônibus nesta quinta-feira (18), primeiro dia de vigor do decreto do Governo do Estado que estabelece quarentena de 14 dias em todo o Espírito Santo. Como resultado da medida, ônibus circularam lotados, com passageiros aglomerados e expostos ao alto risco de contágio da Covid-19.
O fato foi comprovado por nossa reportagem na linha intermunicipal Linhares x Sooretama, após reclamação de usuários. No intervalo entre 7 horas e 8h20 desta manhã, somente um ônibus deixou Sooretama com destino a Linhares, com pessoas em pé e acima da capacidade. Além disso, a partir do bairro Alegre, passageiros foram deixados para trás, tendo que suportar longa espera nos pontos. O ônibus previsto para as 7h40 não circulou, mesmo se tratando de horário de pico.
Apesar de boa parte do comércio não estar funcionando, ainda é grande o número de trabalhadores de Sooretama que utilizam os ônibus da Viação Joana Darc para se deslocarem até Linhares. Mesmo com lojas e outros estabelecimentos fechados ao público, a maioria segue trabalhando normalmente e dependem do transporte coletivo.
A decisão de suprimir horários não está amparada em nenhuma normativa do decreto editado pelo Governo do Estado. Ao contrário. Ao anunciar as novas medidas restritivas, o governador Renato Casagrande (PSB) garantiu, por exemplo, que o sistema de transporte coletivo que opera na Grande Vitória, o Transcol, não sofreria redução de horários ou de número de ônibus funcionando.
Em nota enviada à reportagem, a Viação Joana Darc não respondeu se suprimiu ou não horários de circulação de seus ônibus. Apenas informou que “como trata-se do 1° dia de quarentena irá organizar as viagens de acordo com o monitoramento diário e realizar uma oferta proporcional de horários para as linhas” Lembrou ainda “que o sistema Transcol, na Grande Vitória, está sendo subsidiado pelo Governo do Estado, o que não ocorre em Linhares”.

Comente este post