O prefeito Guerino Zanon anunciou na manhã desta sexta-feira (16) o aumento no número de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 no Hospital Geral de Linhares (HGL). Os investimentos são com recursos próprios do Município.
A nova ala é composta por 12 novos leitos de terapia intensiva (UTI) e já entra em operação neste fim de semana. Com isso, a unidade hospitalar passará a contar com 63 leitos, sendo 32 de UTI e 31 de enfermaria, exclusivos para tratamento da Covid-19. No total, o HGL passará a contar com 135 leitos gerais.
Guerino Zanon, reforça que o momento é delicado e que é preciso a colaboração de toda a população para reduzir a transmissão da doença. O prefeito destaca que o Município trabalha diuturnamente para não faltar assistência aos linharenses, elogiando de maneira especial “o empenho e a dedicação dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, e que já chegam a um esgotamento físico e emocional”.
“Atuamos para expandir o quanto podemos, dentro do equilíbrio necessário e de um cronograma de investimento que levou em conta todas as dificuldades para comprar equipamentos e contratar as equipes. Conseguimos manter ao longo de todo esse período a ocupação dos leitos dentro de um patamar controlável, atendendo todos os pacientes”, reforçou o prefeito.
Guerino pontua ainda que abrir novos leitos não depende apenas de espaço físico e de recursos financeiros. “Um leito para pacientes com covid-19 exige muita complexidade, equipamentos adequados e profissionais intensivistas especializados, tudo isso tem um limite. O alerta ocorre pelo risco do sistema de saúde ter limites de estrutura neste momento, que é considerado o mais crítico da pandemia”, explicou.
Comente este post