O município de Água Doce do Norte é mais um no Espírito Santo contemplado pelo Programa Wi-fi Brasil – Conectividade e Interação para Todos (Conecta Aí), do Governo Federal, que tem levado internet gratuita e ilimitada a escolas do interior que ainda não dispõem de acesso à rede.
O programa chegou ao Estado por intermédio da articulação do deputado federal capixaba Evair de Melo (PP), vice-líder do governo do presidente Jair Bolsonaro na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF.
Ao todo, dez escolas de Água Doce do Norte, da sede e da zona rural, foram beneficiadas, além do posto de atendimento do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) no município.

Assessor e representante do deputado Evair de Melo na região, Jocimar Santana, o Cimá Fubá, esteve em Água Doce na semana passada para acompanhar a implantação do Wi-fi Brasil. Recepcionado pela diretora Ivanusa Moreira Almeida, ele visitou uma das unidades educacionais contempladas pelo programa, o Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professora Adevani Maria Batista.
“O serviço é totalmente gratuito, com custo zero para o município, e proporcionará a inclusão digital dos estudantes, facilitando o aprendizado através da conexão das escolas com o mundo”, explicou Cimá Fubá.
As outras escolas que receberão a tecnologia em Água Doce do Norte são: EMEIEF José Marques da Rocha, EMEIEF Vila Nelita, EMEIEF Santa Luzia do Azul, EMCEIEF João Antônio Moreira, EP São Sebastião, EMEIEF Professora Nilsa Alves Figueira, EMEIEF Soares Dutra, EMEIEF Professora Maria Vargas da Silva e EMEIEF Adolfo Rosa Vieira.
Além de Água Doce, outros 10 municípios capixabas serão contemplados na primeira etapa do Conecta Aí. Ao todo, 75 escolas do interior do Estado receberão sinal de internet gratuito. Os demais municípios beneficiados são Jaguaré, Governador Lindenberg, Alegre, Alfredo Chaves, Aracruz, Castelo, Conceição do Castelo, Montanha, Muniz Freire e Santa Leopoldina.
O deputado Evair de Melo explica que o sinal de internet virá através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, um equipamento de altíssima tecnologia, distante a 36 quilômetros da órbita da Terra e que abrange todo o território nacional e parte dos oceanos Atlântico e Pacífico. Serão 12.715 pontos de Wi-fi, públicos e gratuitos, espalhados por todo o país.
Além das escolas, unidades de saúde, associações comunitárias e 22 escritórios municipais do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) serão contemplados pelo programa.

Comente este post