Com mais de 30 anos de vida profissional em Linhares dedicada ao cuidado dos animais que são considerados os melhores amigos dos homens, o médico-cirurgião veterinário Paulo Serra ressalta que a preocupação em cuidar cada vez melhor de seus animais de estimação tem nivelado pessoas de todas as classes sociais.
“Não são somente os mais ricos. Os cidadãos de menor poder aquisitivo também passaram a investir no bem-estar de seus bichinhos”, observa ele.
O especialista acrescenta que o apego do ser humano pelos animais de estimação, sobretudo aos cães, vem crescendo em todas as camadas da sociedade. Recentemente, um caso de agressão e tortura a um gato causou grande comoção em Linhares e região, levando à prisão um servidor público acusado do crime.
Para atender à crescente demanda por cuidados e tratamentos especializados, de acordo com Paulo Serra, a medicina veterinária no Brasil evoluiu de maneira expressiva nos últimos anos.
Outro grande avanço, pontuou ele, ocorreu por intermédio da nova lei sancionada em setembro último pelo presidente Jair Bolsonaro que torna mais rigorosa a punição para quem maltratar ou praticar abusos contra cães e gatos.
A legislação prevê que a prática de abuso, maus tratos, ferimento ou mutilação de cães e gatos será punida com reclusão, de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda. O texto altera a lei de crimes ambientais n° 9.605/98 criando um item específico para cães e gatos, que são os animais domésticos mais comuns e principais vítimas desse tipo de crime. A medida deve inibir que casos como o do gatinho cruelmente ferido em Linhares se repitam no futuro.
Paulo Serra é proprietário da PS Clínica Veterinária, localizada no centro de Linhares, onde atende cães e gatos com consultas e cirurgias para diversos tipos de tratamentos. Também disponibiliza vacinas e oferece serviços de banho e tosa, entre outros.

Segundo ele, a pandemia de coronavírus, nos primeiros dois meses (março e abril), restringiu os atendimentos, mas, a partir do terceiro mês (maio), o número de consultas praticamente triplicou, na maioria delas com a clínica indo buscar os animais nas casas dos clientes, observando todas as normas sanitárias de segurança vigentes.
O médico veterinário transformou em profissão a sua paixão pelos animais desde a infância. A graduação em medicina veterinária aconteceu em 2012, mas Paulo Serra atua no comércio e cuidado de animais domésticos de estimação desde 1987, inicialmente com pet shop e depois com a ampliação dos serviços para clínica veterinária.
Comente este post