Em Sessão Extraordinária na noite desta quinta-feira, 9 de janeiro, a Câmara de Vereadores de Sooretama, no norte do Espírito Santo, aprovou projetos de lei enviados pela Prefeitura do município que possibilitam a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, além do funcionamento 24 horas da Farmácia Básica local. Também foi aprovado reajuste mínimo de 15% para todos os servidores públicos do município, exceto para cargos cujos vencimentos são regulados pelos pisos nacionais das respectivas categorias, como enfermagem e magistério.
O prefeito Fernando Camiletti (Republicanos) participou da sessão na Câmara e ressaltou a importância dos projetos aprovados para o andamento dos trabalhos da nova gestão municipal. “São ações estratégicas no sentido de proporcionarmos à nossa população qualidade nos atendimentos e acesso a serviços essenciais que hoje não estão disponíveis”, explicou.
Também presente na sessão, o vice-prefeito João Paulo da Silva (Podemos) comentou que o reajuste salarial a partir de 15% para todo o funcionalismo público representa uma valorização nunca antes vista na história do município para todos os servidores municipais, desde os mais humildes aos mais graduados. Ele destacou que o entendimento e a parceria com a Câmara de Vereadores tornaram possível a ação. Os parlamentares trabalharam exaustivamente nos primeiros dias do mandato para analisar a viabilidade e os impactos dos reajustes.
A princípio, só não foram contempladas as categorias cujos vencimentos são definidos pelos pisos salariais nacionais, como a enfermagem e o magistério. Para esses casos, a Administração Municipal aguarda a liberação das tabelas dos pisos nacionais para aplicar os percentuais de reajuste determinados.

Secretaria de Segurança
Conforme o prefeito Fernando Camiletti antecipou no dia da posse, outro projeto de lei aprovado nesta quinta-feira modifica a estrutura administrativa da Prefeitura de Sooretama, criando a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O objetivo com a nova Pasta é intensificar os esforços e as ações municipais na prevenção e combate à criminalidade e a violência no município, assegurando a proteção dos cidadãos.
Também foi criada na nova estrutura a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), além de recriada a Secretaria Municipal de Tributos e Arrecadação, com o setor, considerado de grande importância, sendo desmembrado da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano.
Farmácia Básica 24h
Antiga reivindicação da população local, o atendimento 24 horas na Farmácia Básica Municipal se torna possível com a aprovação de projeto de lei que autoriza a contratação de quatro farmacêuticos plantonistas, que atuarão na unidade em escala de 12×36 horas. Atualmente, os farmacêuticos a serviço do município trabalham no regime de 40 horas semanais, de 8 às 17 horas, de segunda à sexta-feira.
Os vereadores ainda aprovaram a criação de cargos que possibilitarão a implantação em Sooretama de um polo da Defensoria Pública Estadual para atendimento à população menos favorecida do município.
Os projetos aprovados pela Câmara nesta quinta-feira seguem agora para a sanção do prefeito Fernando Camiletti. A partir de então, a Prefeitura procederá os trâmites para a contratação dos farmacêuticos plantonistas e, em breve, divulgará o cronograma para o início do atendimento 24h da Farmácia Básica, que funciona anexo ao Pronto Atendimento (PA) 24 horas.
Comente este post