O agricultor João Eliziário, o “Pai Juca” ou o “Juca da Cachoeira Ataíde”, como ele próprio se denomina, completou 101 anos de idade nesta quinta-feira (15), em Rio Bananal. Ele é pai do prefeito da cidade, Edimilson Santo Eliziário, e do vereador Maurílio Elliziário, o Faísca Du Povo, além de outros nove filhos, sendo seis homens e cinco mulheres.
A história de vida de Juca Eliziário é marcada pela superação. “Eu me formei em trabalhar na roça, desde a idade de sete anos, junto com meus pais, que eram meeiros em lavouras de café. Enfrentei tempos muito difíceis para se viver”, conta ele.
Em 2021, quando estava próximo de completar um século de vida, “Pai Juca” foi protagonista de um dos episódios do documentário ‘Contar para Reviver’, produzido pela Prefeitura de Rio Bananal com o objetivo de valorizar e preservar as memórias dos pioneiros e desbravadores do município. ASSISTA:
Nascido em 15 de junho de 1922, João Eliziário também recorda o dia, o mês e o ano em que chegou a Rio Bananal: 11 de setembro de 1951, há mais de 70 anos, segundo ele, vindo a pé da região de Santa Teresa, junto com um irmão.
Antes de se estabelecer na Cachoeira do Ataíde, onde mora até hoje, próximo ao Sangali, às margens da rodovia que liga Rio Bananal a Linhares, Juca trabalhou como meeiro em outras propriedades próximas. A primeira casa que construiu no local para abrigar a família foi de madeira proveniente das ‘derrubadas’ que fazia para o plantio de café e outras culturas.
Clotilde Guidoni Eliziário, amor de infância, esposa e companheira de Juca Eliziário durante a vida inteira, morreu perto de completar 90 anos, deixando-o viúvo. Ele permanece lúcido, ativo e até há pouco tempo ainda trabalhava na roça.
Patriarca de uma numerosa família ribanense – além dos filhos tem vários netos, bisnetos e dois tataranetos, “Pai Juca” faz questão de expressar sua alegria pelos feitos alcançados pelos filhos na política. “Na pobreza que vivia, nunca pensei ver meus filhos vereadores e um deles prefeito da cidade por dois mandatos”, ressaltou. Além de Edimilson e Faísca, Arildo Eliziário, outro filho do centenário Juca, também ocupou o cargo de vereador em Rio Bananal.
Dos 11 filhos de Juca Eliziário, apenas um não está vivo – morreu ainda criança, aos oito anos. Caçula entre os homens, o prefeito Edimilson Eliziário destaca os exemplos de educação, respeito, honestidade e bondade transmitidos pelo “Pai Juca” às novas gerações.
Comente este post