Somente neste mês de agosto, em um intervalo de apenas 20 dias, duas unidades da Prefeitura de Sooretama, ambas da área da saúde, foram invadidas por bandidos. O alvo desta vez foi a Central de Atendimento a Pacientes da Covid-19, localizada na Rua Vitório Bobbio, no centro da cidade.
De acordo com a ocorrência policial, os marginais agiram na madrugada de sexta-feira para sábado (21) e furtaram três computadores e testes para a detecção da Covid-19, além de medicamentos como morfina.
A ação acontece menos de 20 dias após o ataque a outra unidade da Prefeitura, um anexo onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Saúde, registrado no dia 2 de agosto. Leia em – Virou Rotina: nova ocorrência policial em repartição pública de Sooretama.
Neste domingo (22), o prefeito Alessandro Broedel (Republicanos) denunciou uma suposta sabotagem com o objetivo de prejudicar a campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. “Os alvos dessa invasão não eram os testes, e sim as vacinas, que estavam armazenadas em outro local. O intuito é fracassar a campanha de vacinação. Infelizmente, as ações da Prefeitura incomodam alguém”, afirmou.
Alessandro comparou a situação a um caso semelhante ocorrido no município em 2017, quando vândalos invadiram por duas vezes, também no mês de agosto, o Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps) e destruíram mais de 300 doses de vacinas contra HPV, BCG, poliomielite, rotavírus, gripe e febre amarela.
Apesar de apontar a suposta sabotagem com cunho político, o prefeito não anunciou que providências pretende adotar para coibir a ação de marginais nas repartições públicas de Sooretama. Os vigilantes patrimoniais designados para atuar nas unidades municipais trabalham desarmados, não recebem sequer uniformes e, muito menos, preparo para lidar em situações que representam risco para suas vidas.
A ocorrência policial relata que não havia vigilância na Central Covid no dia em que a unidade foi invadida.
A Garagem Municipal de Sooretama também já foi alvo de bandidos, no mês de maio último. Na ocasião, um motor de um micro-ônibus foi misteriosamente furtado do local e os autores do crime, até o momento, não foram identificados.
Comente este post