Começou a funcionar na manhã desta terça-feira, 22 de abril, o consultório de Teleconsultas implantado pela Prefeitura de Sooretama, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para atendimento à população local em diversas especialidades médicas. A Teleconsulta é uma modalidade de consulta médica realizada à distância, com o auxílio de tecnologias digitais de informação e comunicação. O atendimento é prestado por videoconferência, permitindo interações entre médico e pacientes que não se encontram no mesmo local físico.
O prefeito Fernando Camiletti, o vice-prefeito João Paulo da Silva e a secretária Municipal de Saúde, Isabel dos Santos, acompanharam a abertura do serviço. O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, deve visitar o município nos próximos dias, em data ainda a ser confirmada, para a inauguração oficial do consultório.
O objetivo da modalidade é zerar filas de espera e evitar que pacientes locais tenham que se deslocar a outros municípios para ter acesso a consultas com especialistas. Muitos moradores, que antes teriam que viajar até Colatina ou Vitória, por exemplo, agora podem ser atendidos sem precisar sair de Sooretama.
Ao todo, 13 especialidades médicas estarão disponíveis pelo sistema de Teleconsultas em Sooretama. O consultório remoto foi instalado nas dependências do NAPS – Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde, localizado na Rua Cristo Rei, no Centro da cidade (antigo Laborsol).
Os primeiros atendimentos liberados, nesta terça-feira (22), foram para crianças, na especialidade de Neuropediatria, uma das mais procuradas no município. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, foram realizadas durante o dia 12 consultas com a médica neuropediatra Giselle Apolinário Pereira Alves, cada uma delas com duração média de 30 minutos. A próxima especialidade contemplada será a Cardiologia.

O cronograma completo de atendimento na Sala de Teleconsultas será definido pela Secretaria Estadual da Saúde, que gerencia o sistema em todos os municípios capixabas.
O serviço segue o fluxo habitual do Sistema Único de Saúde (SUS). As unidades básicas de saúde solicitam a consulta especializada, que é agendada pela Regulação Estadual. No dia marcado, o paciente comparece à Sala de Teleconsulta, equipada com computador, câmera e conexão segura, onde a consulta é realizada por vídeo, com o acompanhamento de um profissional de saúde local.
Pacientes aprovam a novidade
Os primeiros pacientes atendidos em Sooretama gostaram da novidade e aprovaram a nova modalidade de consulta. Vanessa Pereira Muniz, mãe do paciente Andrew, um garoto autista grau um e dois, disse que a experiência foi muito boa. “Gostei muito. Ele (Andrew) também amou. Não precisamos ir para longe, para Vitória ou outros locais, para conseguirmos a consulta”, elogiou.
Michelli de Paulo, mãe de outra criança atendida, o garoto Daniel, revelou que se surpreendeu com a teleconsulta. “Achei que não seria bom. Mas amei a consulta. Os exames foram prescritos na hora, me explicaram como solicitar os medicamentos de alto custo. Estão de parabéns. O atendimento foi excelente”, avaliou.
O prefeito Fernando Camiletti enfatizou que o consultório de teleconsultas amplia e moderniza o atendimento à população. “É mais saúde, mais cuidado e mais inovação para a nossa gente”, disse.
Fernando ainda lembrou que a parceria com o Governo do Estado possibilitou a implantação do sistema. “Nossos agradecimentos ao governador Renato Casagrande, ao vice-governador Ricardo Ferraço e ao secretário Tyago Hoffmann pela sensibilidade em enxergar as necessidades da nossa população, investindo em mais uma ação fundamental para a melhoria da saúde pública capixaba”, finalizou.
Comente este post