Comerciantes de Sooretama estão assustados e revoltados com a crescente onda de assaltos a estabelecimentos da cidade. Eles exigem providências imediatas por parte das autoridades locais e estaduais.
Em desabafo publicado através de seu perfil empresarial em uma rede social, a Padaria e Confeitaria Salubre, uma das principais da sede do município, relata que foi assaltada pela segunda vez nesta semana, a última na quinta-feira (12).
“SOORETAMA ESTÁ UMA VERGONHA! Segunda vez assaltados na mesma semana. Até quando estaremos a mercê da bandidagem? Iremos ter que trabalhar de portas fechadas? Segundo informações, são só dois policiais de plantão para todo o município. Do que adianta trabalhar para no final do dia roubarem o que é seu? Infelizmente, essa é a realidade de Sooretama. BANDIDAGEM tomando conta. SEGURANÇA ZERO”, diz a íntegra do desabafo postado.
Há ainda informações de que uma outra padaria no centro da cidade também foi alvo da ação de marginais, na manhã desta sexta-feira (13).
Nesta semana, o governador Renato Casagrande (PSB) anunciou a implementação de um plano de reestruturação das forças policiais do Espírito Santo, que, entre outras medidas, prevê a criação de duas novas companhias independentes da Polícia Militar no Norte do Estado, em Jaguaré e Pinheiros. Mas, para Sooretama, a expectativa não é positiva.
Com a mudança, o Destacamento Policial (DPM) de Sooretama deixa de pertencer ao 12º Batalhão de Linhares e passará a estar subordinado à nova Companhia Independente de Jaguaré. A comunidade local teme que isso represente um retrocesso e prejudique ainda mais a segurança pública do município.
O ex-vereador Edson Isidoro Ferreira Campos também usou as redes sociais para criticar as autoridades locais pela falta de preocupação com a segurança pública da população. Segundo ele, além do efetivo ser pequeno para cobrir toda a extensão territorial de Sooretama, não há apoio aos policiais militares que trabalham no município.
Ainda de acordo com Edson, o sistema de vídeo-monitoramento da cidade, que deveria auxiliar a polícia a identificar e prender os autores de roubos, não está funcionando.
Comente este post