Na noite desta segunda-feira (2), o prefeito de Sooretama, Fernando Camiletti, oficializou o início do funcionamento 24 horas da Farmácia Básica Municipal, atendendo a uma antiga reivindicação da população. A cerimônia contou com a presença do vice-prefeito João Paulo da Silva, da secretária municipal de Saúde, Izabel dos Santos Oliveira, de vereadores locais – Marcos Cognolato (presidente do Legislativo, Klysmamm Marcelino, Jhonata Let’s Go e Talis Padilha – e do presidente da Câmara de Linhares, Roninho Passos, como convidado.
A farmácia passa a operar de forma ininterrupta, inclusive aos domingos e feriados, garantindo o fornecimento imediato de medicamentos básicos a pacientes atendidos no Pronto Atendimento (PA) e em outras unidades de saúde. Antes, os moradores precisavam aguardar dias para conseguir os remédios fora do horário comercial, mesmo muitos casos sendo de urgência.
Durante o dia (das 7h às 17h), o atendimento segue no prédio anexo ao PA. No período noturno e aos fins de semana e feridos, a farmácia funcionará dentro do PA 24 horas. Para viabilizar a nova estrutura, a prefeitura contratou farmacêuticos em regime de plantão.
A iniciativa regulamenta uma lei municipal proposta pelo vereador Klysmamm Marcelino, sancionada há mais de dois anos, mas que ainda não havia sido implementada. Com a medida, o prefeito Fernando Camiletti também cumpre um compromisso assumido com a população em seu plano de governo.

O prefeito explicou que pacientes de Sooretama atendidos em consultas com especialistas em outros municípios também podem obter os medicamentos prescritos na Farmácia Básica 24 horas.
Na ocasião, Fernando ainda anunciou outras ações para reforçar o atendimento à população sooretamense na área da saúde. Uma delas é a contratação de mais um médico – o quarto – para atuar no Pronto Atendimento Municipal (PA).
A Farmácia Básica Municipal de Sooretama leva o nome de Paulo Gomes, figura emblemática na história do município. ‘Seu Paulo da Farmácia’, como era popularmente conhecido, fundou a primeira farmácia do povoado de Córrego D’Água, que mais tarde daria origem à cidade de Sooretama, e durante décadas atendeu a comunidade local.
Comente este post