A Prefeitura de Sooretama, no Norte do Estado, formalizou a cessão de áreas industriais para a instalação de cinco novos empreendimentos empresariais no município. A expectativa é pela geração de centenas de novas oportunidades de emprego na região até 2026.
A doação de áreas é parte da estratégia do município para atrair investidores. Aprovadas pela Câmara de Vereadores, as leis municipais que autorizam a cessão das áreas do novo Polo Industrial de Sooretama já foram sancionadas pelo prefeito Alessandro Broedel (MDB).
Além dos incentivos municipais, as empresas também são atraídas pelos benefícios federais – pelo fato de o município estar incluído na área da Sudene – e estaduais, através dos programas de fomento à atividade econômica Invest e Compete, do Governo do Espírito Santo.

O Polo Empresarial está sendo implementado em uma área total de 120 mil metros quadrados, desapropriada por R$ 7,2 milhões, através de convênio entre a Prefeitura e o Governo Estadual. Com acesso ao gás natural e localização estratégica, às margens da rodovia BR 101, na altura do km 122, em Córrego Paciência, o terreno será divido entre as empresas CAF Fertilizantes Ltda (24 mil metros quadrados), COB Indústria e Comércio de Caixa Organize do Brasil Ltda (22 mil metros quadrados), MR Transportes de Cargas VRB Ltda (21 mil metros quadrados), KZ Comércio Ltda (21 mil metros quadrados) e Lanchas Coral Construção de Embarcações Ltda (24 mil metros quadrados).
Conforme a legislação municipal que regulamenta a cessão das áreas industriais em Sooretama, as empresas beneficiadas devem investir na implantação de suas unidades no município pelo menos duas vezes o valor de avaliação do imóvel recebido, além de comprovar, juntas, a geração de no mínimo 308 empregos até 2027.

O prefeito Alessandro Broedel ressalta que, além dos empregos, a chegada dos novos empreendimentos gera riquezas e desenvolvimento para Sooretama e sua população, impulsionando também a arrecadação e a capacidade de investimentos da máquina pública municipal.
Entre as cinco novas empresas com instalação de unidade industrial confirmada em Sooretama, destaque para a Lanchas Coral, uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de embarcações náuticas esportivas de pequeno e médio porte do país, com sede no Rio de Janeiro e fundada em 1990.

Conforme informou o prefeito Alessandro, outra empresa a se instalar no município, a COB Indústria e Comércio, especializada na produção de caixas de organização, atende clientes como as gigantes Balas Fini, Elma Chips e Cacau Show. Já a KZ Comércio deve implantar no Polo Industrial de Sooretama uma unidade para a produção e distribuição de fogões de design italiano e churrasqueiras de estilo americano.
As outras duas empresas a caminho do município são a fabricante de fertilizantes CAF e a transportadora de cargas MR.
Comente este post