Pujante no agronegócio, privilegiado em riquezas naturais, mas ainda com muitas carências na área social, Sooretama completa 28 anos de emancipação política nesta quinta-feira (31 de março).
Uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Vereadores, às 19 horas, marcará de forma oficial a passagem do aniversário da cidade. Na ocasião, diversas personalidades serão homenageadas pelo Poder Legislativo com a entrega de títulos de Cidadão Sooretamense, em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município.

O povoado que deu origem ao atual município de Sooretama surgiu na década de 1940. Os primeiros moradores dos quais se tem notícia foram Passos Costa e Manoel Crescêncio dos Santos. Com o passar do tempo, o povoado passou a ser chamado de Córrego Manoel Alves.


Em 1950, devido a uma grande estiagem que atingiu toda a região Norte do Estado, quase todos os córregos secaram, menos o Córrego Manoel Alves, que seguiu abastecendo os moradores locais. Foi a partir daí que surgiu o nome Córrego D’água, que posteriormente se tornou distrito de Linhares.
O desmembramento de Linhares foi oficializado em 31 de março de 1994, através da Lei Estadual nº 4693, sancionada pelo então governador Albuíno Azeredo, criando o novo município de Sooretama.
O nome Sooretama, na língua Tupy-Guarany, significa refúgio de animais silvestres. Não por acaso, o município abriga uma das maiores reservas de Mata Atlântica nativa do país, com mais de 22 mil hectares intocados de florestas. Sooretama também é berço da majestosa lagoa Juparanã, que tem sua nascente na localidade de Comendador Rafael, também conhecida como Patrimônio da Lagoa Juparanã.

Economicamente, Sooretama tem como principal fonte de receita e empregos o agronegócio, com destaque para a cafeicultura e a fruticultura. A expectativa de crescimento da atividade industrial reforça a tendência de diversificação do perfil econômico do município nos próximos anos.
A Itatiaia, uma das principais indústrias de móveis e eletrodomésticos do país, está ampliando a sua unidade fabril em Sooretama. Ao mesmo tempo, o município recebe a instalação de outros empreendimentos, como a Luminae Energia, especializada na fabricação de componentes de iluminação, que iniciou recentemente as operações de sua unidade no bairro Alegre.
Mas o jovem município ainda possui muitas carências, sobretudo na área social. O avanço da criminalidade e a falta de segurança são os maiores problemas enfrentados atualmente pela população local.
Comente este post