Pujante no agronegócio, na cafeicultura e privilegiado em riquezas e belezas naturais, o município de Sooretama, no Norte do Estado, viu o seu perfil socioeconômico passar por uma profunda transformação nos últimos anos, se consolidando como novo polo de atração de investimentos industriais no Espírito Santo. Vivendo a melhor fase de sua história até aqui, a cidade completa 31 anos de emancipação política nesta segunda-feira, dia 31 de março.
Atraídas por fatores como a disponibilidade de áreas industriais planas e a localização estratégica, próxima à rodovia BR 101 e a portos e aeroportos, além de incentivos governamentais federais, estaduais e municipais, cerca de 40 novas empresas se instalaram ou estão se instalando no município, várias delas de porte nacional e até internacional. Caso, por exemplo, da Paraflu, uma conhecida indústria de produtos petrolíferos que implantou recentemente em Sooretama uma fábrica de aditivos para sistemas de arrefecimento automotivo, em operação desde o final de 2024.
A DM Descafeinadores do Brasil prevê inaugurar sua unidade industrial no município, às margens da BR 101, no início do mês de maio. O investimento, da ordem de R$ 100 milhões, pertence à duas multinacionais do segmento, a Eisa Interagricola, subsidiária do grupo suíço Ecom Agroindustrial, e a mexicana Descamex Descafeinadores.
Juntas, a DM e a Paraflu estão com centenas de oportunidades de emprego abertas na região. Além disso, Sooretama vive a expectativa de receber a primeira montadora nacional de veículos híbridos, a Lecar, que, inclusive, já conta com área disponibilizada pelo município para a implantação do gigantesco complexo industrial automotivo.

O crescimento industrial de Sooretama fez o município ser incluído no Parque Logístico do Espírito Santo (Parklog/BR/ES), que visa potencializar o desempenho logístico, econômico e social do Norte do Estado, integrando e desenvolvendo terminais portuários, rodovias, ferrovias, aeródromos e áreas empresariais existentes na região. Além de Sooretama, o Parklog abrange Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Linhares e Serra. O programa envolve o Governo do Estado, as Prefeituras e a iniciativa privada.
Diferente da realidade vivida num passado não tão distante, atualmente sobram vagas de trabalho no município nos diversos setores produtivos, seja na indústria, no comércio ou nas empresas do agronegócio. Além de ampliar a oferta de empregos e os horizontes profissionais da população local, o crescimento da atividade industrial aumenta a renda e reforça a diversificação do potencial econômico sooretamense.
Na última semana, a Prefeitura de Sooretama promoveu um mutirão de empregos para ocupar as vagas de trabalho disponíveis nas empresas locais. O evento envolveu órgãos como o Senai e o Senac e também ofereceu oportunidades para capacitação profissional.


Novos gestores da cidade, o prefeito Fernando Camiletti e o vice-prefeito João Paulo da Silva reafirmam o compromisso pela continuidade do desenvolvimento social e econômico do município. Além de atrair e apoiar a instalação de novos empreendimentos, o objetivo é criar em Sooretama um centro técnico de formação profissional, destinado à capacitação e inclusão dos trabalhadores locais no crescente mercado de trabalho impulsionado a partir da chegada de novas empresas.
“Uma das prioridades da nossa gestão é oferecer qualificação profissional aos moradores de Sooretama, preparando-os para usufruir das oportunidades de emprego e renda que estão surgindo com o desenvolvimento do município”, destaca o prefeito Fernando Camiletti.




































































Comente este post