Sooretama chega aos 29 anos de emancipação, nesta sexta-feira, 31 de março, vivendo um momento ímpar em sua história. O município começa a despontar como novo polo regional de atração de investimentos e geração de empregos no Norte do Estado.
Conforme projeção feita no início do ano pelo prefeito Alessandro Broedel (PSB), a chegada de pelo menos oito empreendimentos industriais de médio e grande porte deve gerar em torno de 1000 novos postos de trabalho na cidade nos próximos meses. Duas dessas indústrias, a Luminae e a Iluminatic, ambas do setor energético, especializadas na fabricação de luminárias, já estão em operação em unidades instaladas no bairro Alegre.
Segundo o prefeito, essas empresas já obtiveram os benefícios tributários do Governo do Estado, através dos programas Compete e Invest-ES, além dos incentivos concedidos pela administração municipal, e iniciaram o processo de instalação de unidades em áreas industriais nos arredores de Sooretama.

Visando preparar o município para esse novo momento, a Prefeitura oficializou em fevereiro último a criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano. A pasta tem à frente o secretário Francisco Bittencourt, o Chiquinho, e atuará diretamente na articulação com empresários e órgãos governamentais das esferas estadual e federal, além de coordenar e executar ações visando a preparação estrutural da cidade para absorver o crescimento que virá atrelado ao processo de industrialização.
A maior das indústrias já confirmadas para se instalar no município, a Café Maratá é a maior do Brasil no segmento de cafés, com 16 unidades espalhadas na região Nordeste do País. Sooretama venceu a concorrência com Linhares, Jaguaré e Aracruz para atrair a empresa.
A Café Maratá iniciou os estudos para a implantação de sua fábrica em Sooretama na área da extinta KNM Metalúrgica (Ferro e Aço), próxima ao complexo da Itatiaia Móveis e à rodovia BR 101. A área foi recuperada judicialmente pela Prefeitura e cedida à empresa.


O grupo sergipano planeja implantar duas unidades no município. A primeira, de imediato, será a fábrica para a produção de suas várias linhas cafés, em 50 mil metros quadrados de área construída, com a geração inicial de 200 empregos diretos. Em um segundo momento, a Maratá quer aproveitar a logística favorável da cidade para montar um Centro de Distribuição de sua extensa gama de produtos alimentícios para várias partes do país.
Duas multinacionais do setor de café, a Eisa Interagrícola S/A, subsidiária do grupo suíço Ecom Agroindustrial, e a mexicana Descamex, também confirmaram instalação em Sooretama, em áreas já adquiridas junto à Itatiaia Móveis, às margens da BR 101. As empresas atuarão na descafeinização, armazenagem, industrialização e rebeneficiamento de café in natura, aproveitando o fato do município se destacar entre os principais produtores de conilon do Espírito Santo.
O prefeito Alessandro Broedel ainda citou outras duas empresas em fase de instalação no município: a Petro Oil e a Petro Lins, ambas do setor petrolífero.
A Petro Oil e a Petro Lins vão implantar refinarias na área de um condomínio empresarial localizado às margens da rodovia BR 101, nas imediações da base da concessionária Eco 101. A Petro Oil, inclusive, já está operando no município em instalações provisórias, no bairro Alegre, até que as definitivas fiquem prontas.
Paralelamente aos novos investimentos que estão chegando, outros já consolidados também ampliam a oferta de empregos em Sooretama, casos da Costanox e da Proteinorte Alimentos, detentora das marcas Kifrango, que está investindo R$ 12,5 milhões na implantação uma unidade incubadora no município. A Itatiaia Móveis também está ampliando seu parque fabril, com a implantação de uma nova unidade de produção.

Além disso, o agronegócio permanece pujante e em expansão em Sooretama, graças ao empreendedorismo dos produtores locais. O segmento é um dos maiores empregadores do município. Pelo menos três grandes empresas de comércio e exportação de frutas – Frutmel, Marim Papaya (Marzola) e Doce Vida – estão instaladas nos arredores da cidade, sendo responsáveis, juntas, pela geração de centenas de postos de trabalho formais.
Comente este post