Por Alex Pretti (*)
SANEAR COLATINA: A Autarquia tem como finalidade a prestação dos serviços públicos de captação, produção, distribuição e fornecimento de água potável; coleta, transporte, tratamento e disposição final adequados dos esgotos sanitários; coleta e disposição de resíduos sólidos urbanos no município de Colatina, além da manutenção de parques, praças e jardins de nossa cidade e fiscalização do cumprimento dos serviços e das normas de abastecimento de água, esgoto e limpeza urbana.
Em décadas de funcionamento, vários gestores passaram pela Autarquia, uns acumularam polêmicas e outros, evoluções.
SANEAR COLATINA é conhecida por ser a “Galinha dos Ovos de Ouro da Prefeitura”, pois historicamente sempre rendeu ótimos lucros, fechando seus balanços em números surpreendentes.
É de conhecimento alguns fatos desagradáveis em relação ao Sanear Colatina no passado, como adulteração no sistema de informática, gerido por um servidor da época, que foi condenado e assumiu sozinho a culpa, sem envolver o prefeito ou diretor da época.
SANEAR COLATINA passou um momento difícil em razão da famosa e destruidora Lama da Samarco. A gestão anterior precisou captar água potável na Lagoa do Óleo (Lagoa Batista), em Marilândia, durante quase 02 (dois) meses, até que se achasse a solução provisória. Solução esta que, para muitos colatinenses, não é confiável. Até hoje, muitos não confiam na água potável entregue em suas residências.
Recentemente, o empresário Manoel de Souza, sócio administrador da empresa UNIÃO EMPREENDIMENTOS E SANEAMENTO AMBIENTAL EIRELLI, que há anos faz manutenção nas bombas que levam água potável para as casas e comércios de Colatina, retirou seus equipamentos de TELEMETRIA, alegando que o SANEAR COLATINA estaria em atraso nos pagamentos de quase R$ 1.000.000,00 (HUM MILHÃO DE REAIS), conforme comunicado entregue à Prefeitura de Colatina no dia 25 de novembro de 2022, referente a serviços contratados, conforme o contrato nº 30/2022. Um absurdo, segundo moradores da cidade.
Segundo apuramos, o empresário tentou por várias vezes uma negociação, mas nem o Prefeito Guerino Balestrassi e nem a direção do SANEAR COLATINA sequer deram retorno, configurando um verdadeiro descaso com a responsabilidade administrativa e fiscal.
Após mais este escândalo, há movimentações na Câmara Municipal por um provável pedido de CPI no SANEAR COLATINA, para apuração dos fatos. Mas há quem diz que muitos vereadores ficam calados, para não deixar o prefeito insatisfeito. Mas fica a pergunta: Vereador foi eleito para satisfazer a população e fiscalizar ou para deixar o prefeito satisfeito?
Apuramos ainda que a antiga gestão do SANEAR deixou em caixa a quantia de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) líquidos. Um número impressionante, que acende o alerta de uma possível corrupção na Autarquia.
Em um relatório bastante completo, um antigo servidor do SANEAR COLATINA, engenheiro respeitado, faz uma leitura do tempo, bastante rica em informações, na qual afirma que a empresa UNIÃO EMPREENDIMENTOS E SANEAMENTO AMBIENTAL veio para revolucionar o sistema de abastecimento de água potável para os cidadãos colatinenses, através de tecnológica de ponta e precisão no atendimento das demandas. Mas, infelizmente, por falta de competência de um ex-diretor administrativo em 2021, com a demora pela tentativa de estudos e viabilidades, o tempo passou, chegando ao fim de um importante contrato, que cuida do abastecimento de água da população colatinense. Com isso, o sistema só piorou, voltando a prestação de serviços à idade medieval (manual).
É de se destacar que a empresa em questão mantinha contratos há anos em Colatina, pois sempre venceu as competições com o menor preço, devido também ao fato de ser da cidade, possibilitando custos bem menores e maior conhecimento das demandas da cidade, já que o administrador é filho da terra.
Dentre contratos desde 2015, renovado em 2020, vencendo em fevereiro de 2021, onde o inferno comercial infelizmente começou por causa da atual gestão. Lembramos que são dezenas de famílias colatinenses que dependem também da empresa, sendo também estes desrespeitados pelo atual gestor e Prefeito GUERINO BALESTRASSI, que vem fazendo um papel muito feio diante de tal importante problema, demandando subordinados a atenderem os apelos da empresa e nunca aparecendo ou dando retorno aos pedidos, quase súplicas, por parte dos administradores da UNIÃO EMPREENDIMENTOS E SANEAMENTO AMBIENTAL. Por que este comportamento?
O SANEAR COLATINA realizou uma licitação emergencial, que foi cancelada pelo TRIBUNAL DE CONTAS DO ESPÍRITO SANTO, a pedido da UNIÃO EMPREENDIMENTOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, acatando os seus pedidos e reconhecendo erros grotescos na condução da licitação, de responsabilidade do atual Diretor Geral, SR JONATHAN BRUNO BLUNCK GERVASIO, que é graduado em Direito, especialização em Administração Pública, Mestre em Ciências Sociais e Política e por fim, EFETIVO, nos quadros da Prefeitura de Colatina, como AUDITOR PÚBLICO INTERNO. Com esta bagagem, não poderia cometer erros tão grotescos na condução de tamanho problema e realizar processos licitatórios tão ruins.
Na busca incessante pela solução amigável, o representante da UNIÃO EMPREENDIMENTOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, conseguiu uma reunião, junto ao SANEAR, através de alguns Vereadores, onde para a surpresa de todos, o Prefeito mais uma vez não compareceu e enviou o Secretário Municipal, Sr. ALÉCIO SESANA, que dentre outras palavras, perderam tempo para alguém ganhar tempo.
Curioso que, nesta reunião, o representante da UNIÃO ficou sabendo que o SANEAR tinha feito e recebido CARTA CONVITES EMERGENCIAL para que uma empresa substituísse a UNIÃO EMPREENDIMENTOS E SANEAMENTO AMBIENTAL, sendo vistos por licitantes e pregoeiros um enorme desastre sem tamanho, demonstrando a incompetência da atual gestão do SANEAR COLATINA, pois se não pagaram uma empresa, porque contratar outra no mesmo serviço e pior, por que não convidaram a UNIÃO? (E OLHEM QUE A CONTRATAÇÃO ESTAVA EM ANDAMENTO SEM AO MÍNIMO DE TRANPARÊNCIA, O QUE AOS OLHOS DA POLICIA FEDERAL E MINISTÉRIO PÚBLICO, CARACTERIZA SUPOSTOS FAVORECIMENTOS). Serviço este que está sendo feito manualmente (onde nossa equipe flagrou a instalação no bairro Vila Lenira e o gerente operacional disse que estavam usando material próprio, o que é mentira, pois foi constatado que compraram material numa empresa de Colatina), faltando água nas casas, várias reclamações de muitos populares, enfim, onde questionados não souberam explicar e após, publicaram o tal CONVITE, com data para 29/12, mas olhe a falta de conhecimento, SEM HORÁRIO para abrir os envelopes, certificando ainda mais a falta de preparo do atual DIRETOR GERAL, SR JONATHAN BRUNO BLUNCK GERVASIO (AUDITOR INTERNO DA PMC).
Diante de tantas evidências e a falta da presença do chefe maior municipal, há de se desconfiar de perseguição política? E o povo, que aceitou inúmeras promessas de Guerino Balestrassi, em campanha, sobre uma cidade do futuro! Aí perguntamos: Futuro para a população colatinense ou para alguns?
A imprensa da região irá publicar este real relato e, como praxe, deixar os órgãos da Justiça Estadual e Federal a parte, para que alguém tome providencias e investiguem a fundo as condutas de uns envolvidos, podendo ter delações premiadas e mais investigações, pois já temos materiais investigativos sobre vários membros do alto escalão da Prefeitura de Colatina, que estão sendo apurados e novas matérias serão divulgadas em breve. Matérias estas com revelações bombásticas e ataques de ex-amigos de prefeitura, que querem contribuir com muitas informações sobre a atual gestão.
Enfim, cabe aos órgãos fiscalizadores, como o específico e sério GAECO (GRUPO DE REPRESSÃO AO CRIME ORGANIZADO-ES) e Vereadores, tomarem a situação com firmeza e DENUNCIAR os possíveis culpados.
Diante dos fatos, tentamos respostas com a administração da Prefeitura e Sanear, mas ninguém retornou as nossas perguntas até o fechamento da matéria (tudo registrado via e-mail).
Ficam duas perguntas de vários populares? Querem vender o SANEAR ou o que está acontecendo em nossa AUTARQUIA?
(*) O texto, com afirmações, citações e apurações, é de inteira responsabilidade do autor.
Comente este post