Com o apoio declarado de 75 dos atuais 78 prefeitos capixabas, o governador Renato Casagrande (PSB) confirmou sua reeleição para mais quatro anos de mandato à frente do Executivo Estadual, ao alcançar 53,8% dos votos válidos no segundo turno das eleições no Espírito Santo, no último domingo (30 de outubro).
A vitória nas urnas foi consolidada no Norte do Estado, onde o atual mandatário venceu por larga vantagem de votos na grande maioria dos municípios da região. Mobilizados pela reeleição do governador desde o primeiro turno das eleições, os prefeitos tiveram papel preponderante para o resultado expressivo.
Ouvidos pela reportagem do Jornal Norte Capixaba Online, alguns deles comentaram a decisão da maioria dos capixabas e enalteceram a importância da continuidade da gestão Casagrande por mais quatro anos.
Jaguaré foi um dos municípios da região em que o governador reeleito venceu com a maior margem de votos – quase 66% dos válidos. O prefeito Marcos Guerra (Cidadania) comemorou o resultado e frisou que “a maioria dos eleitores do Espírito Santo entendeu a continuidade da gestão Renato Casagrande como a melhor opção para o Estado, por se tratar de um governo equilibrado, com estabilidade política, capacidade de investimento e possibilidade de avançar muito mais em favor dos capixabas”. “Em time que está ganhando, não deve ocorrer mudanças”, ilustrou.
Marcos Guerra acrescentou que, para Jaguaré, a reeleição de Casagrande “significa a sequência de obras importantes, como a estruturação do polo industrial, a construção de estação de tratamento de esgoto, reformas e construção de escola, entre vários outros investimentos que totalizam mais de R$ 30 milhões para o município”.
Por fim, o prefeito desejou “sucesso e as mais ricas bênçãos de Deus ao governador e seu vice em suas decisões em favor do povo do Espírito Santo”.

“Um líder com sensibilidade e que sabe dialogar”
Do mesmo partido de Casagrande, o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel (PSB), foi um dos que mais se empenhou pela reeleição do governador, considerada por ele como de extrema importância para o seu município. “Muitas obras que vão de encontro aos anseios da nossa população estão em andamento, como a construção da nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas; construção de três escolas, calçamento nos bairros Canaã, Nova Canaã, Sayonara 2. São investimentos feitos em parceria com o Governo do Estado e que corriam o risco de serem paralisados em caso de não reeleição do governador”, justificou.
O prefeito também mencionou as obras em andamento do asfaltamento da rodovia ES 358, que viabiliza um amplo corredor viário ligando os municípios de Vila Valério, Sooretama e Linhares, facilitando o escoamento da produção agrícola e o desenvolvimento regional, entre outras ações e projetos já aprovados e que em breve serão iniciados no município. “Temos que agradecer a Deus e ao povo capixaba, em especial aos sooretamenses, que apoiaram e possibilitaram a continuidade desse trabalho”, disse.
Além das obras, Alessandro também ressaltou outros atributos que qualificam Renato Casagrande para continuar governando o Espírito Santo, como a forma de gestão e a sensibilidade com que trata, igualitariamente, a todos os municípios. “É um líder político que sabe dialogar e que se coloca sempre no lugar de quem precisa para realizar as obras e os investimentos no Estado. Nunca olhou questão partidária e sim a necessidade da população”, elogiou.
Pela postura de defensor incondicional da reeleição do governador durante todo o processo eleitoral, Alessandro Broedel, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos municípios da região Polinorte (CIM Polinorte), assume a condição de um dos mais prestigiados aliados de Casagrande no Norte do Estado.
O prefeito de Rio Bananal, Edimilson Eliziário (MDB), parabenizou Renato Casagrande pela reeleição, que, segundo ele, é resultado do trabalho fantástico realizado pelo governador em favor da população capixaba. Edimilson também enalteceu o vice-governador eleito Ricardo Ferraço (DEM), que terá papel importante ao lado de Casagrande no novo governo à frente do Espírito Santo.
Pelas redes sociais, o prefeito de Governador Lindenberg, Leonardo Finco (Cidadania), também destacou a reeleição do governador e a votação expressiva que Casagrande recebeu no município, uma das maiores da região: quase 66% dos votos válidos. “Obrigado, lindenberguenses, por esse reconhecimento”, escreveu ele.
Comente este post