A Prefeitura de Sooretama e o Governo do Estado iniciaram nos últimos dias a construção de uma travessia que interligará o Centro da cidade, a partir da rua Henrique Alves Paixão, ao bairro Alegre, na avenida Esmeraldino Simplício dos Santos, passando pelo bairro Canaã. A importante obra para a melhoria da mobilidade urbana na região é aguardada há décadas pela população local, em especial pelos moradores do Alegre.
Graças a um projeto de lei proposto pelo vereador Joceandro Machado (Podemos) e aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal, na sessão da última segunda-feira (1º de julho), a travessia sobre o Córrego Alegre será batizada com o nome do saudoso Waldir Soares de Souza, que faleceu precocemente em dezembro do ano passado, aos 48 anos, deixando exemplos de fé, superação e luta pela vida ao enfrentar uma severa doença genética degenerativa.
Além do projeto de lei, a Câmara aprovou na segunda-feira (1º) uma Moção de Pesar pelo falecimento de Waldir, também proposta pelo vereador Joceandro. Familiares de Waldir Soares de Souza estiveram presentes na sessão legislativa e se emocionaram com as homenagens, entre eles a esposa Adriana Ferreira de Souza, três das cinco filhas e o sogro, o ex-vereador e ex-vice-prefeito Aguinaldo Machado.

Filho de uma das mais antigas famílias do Alegre, Waldir nasceu e cresceu no bairro. Era apaixonado pelo Flamengo e entusiasta do futebol amador de Sooretama, especialmente do time do Itapé, do qual se tornou torcedor símbolo. Nas eleições de 2016, ele disputou uma vaga de vereador na Câmara Municipal e, mesmo obtendo mais de 300 votos, ficou na suplência. Também atuou nas secretarias de Serviços Urbanos e de Esportes em diferentes administrações municipais.
Durante mais de cinco anos, Waldir lutou contra a Atrofia Espinhal, uma variante da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que não tem cura. Aos poucos, a doença foi limitando seus movimentos e também a capacidade respiratória. Só não tirou a alegria e a vontade de viver que o fazia superar inúmeras adversidades.

A travessia contará com duas pistas de mão dupla para o trânsito de veículos, calçada cidadã, ciclovia e iluminação de led em todo o percurso. A obra desafogará o fluxo da rodovia BR 101, atualmente a única via de ligação entre o Centro de Sooretama e o bairro Alegre, garantindo mais segurança para motoristas, ciclistas e pedestres que trafegam pelo trecho diariamente.
O projeto de lei do vereador Joceandro Machado prevê ainda a instalação de um portal identificando a travessia “Waldir Soares de Souza” sobre o Córrego Alegre.
Comente este post