Reivindicada há décadas pelos moradores locais, a reconstrução do asfalto da rodovia ES 245, que liga Rio Bananal a Linhares, está entre as maiores conquistas dos 43 anos de história do município, na avaliação do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Judaci Bolsoni.
A obra saiu do papel no final de agosto, com a assinatura da ordem de serviço pelo diretor do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), Luiz Cezar Maretto, e já começou a ser executada, partindo do perímetro urbano de Rio Bananal. “É o fim de uma longa espera e o início da realização de um sonho para o povo ribanense”, destaca Judaci.
O trecho da ES 245 a ser reconstruído, entre a sede de Linhares e o distrito de São Jorge de Tiradentes, em Rio Bananal, tem aproximadamente 60 quilômetros de extensão. Devido às péssimas condições de tráfego, a rodovia tem sido, ao longo de anos, motivo de revolta e alvo de constantes reclamações por parte de motoristas e moradores.
Além do pavimento das duas faixas, toda a via receberá acostamento de um metro nos dois sentidos, o que não existe atualmente. O investimento total previsto na obra é de R$ 78 milhões. Os recursos foram captados pelo Governo do Espírito Santo junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Correligionário de partido do governador Renato Casagrande (PSB), Judaci Bolsoni teve atuação política decisiva junto ao Governo Estadual para que a espera pudesse chegar ao fim. Ele afirmou que continuará acompanhando todas as etapas até que a obra seja concluída.
“Felizmente, a nossa luta de anos não foi em vão. Agradeço a sensibilidade e o apoio do governador Renato Casagrande, do diretor do DER-ES Luiz Cezar Maretto e do deputado estadual Luiz Durão, que são nossos parceiros na realização desse sonho, além da participação de todas as demais autoridades, lideranças e da própria população. É uma conquista de todos os ribanenses”, ressaltou o vereador e presidente da Câmara Municipal.
O asfaltamento da rodovia ES 245, ligando Rio Bananal a Linhares, foi inaugurado entre os anos de 1984 e 1985, pelo então governador Gerson Camata. De lá para cá, passou por inúmeras intervenções de recapeamento asfáltico e tapa buracos, até chegar à degeneração de praticamente todo o pavimento.
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