Muitos não sabem, mas a única fábrica de pneus ecologicamente corretos (remold) no Norte do Espírito Santo está localizada no bairro Vale do Sol, em Sooretama. Trata-se da Pneus Loureti, fundada e dirigida pelo empresário Levanir Loureti, de 45 anos.
A empresa surgiu em 2007, inicialmente como prestadora de serviços para grandes indústrias de pneus remold no Brasil. Atuava na coleta e fornecimento de carcaças de pneus usados, que servem de base para a construção dos remold, e, neste segmento, tornou-se a maior do Estado e a segunda maior do país.
A transformação da Pneus Loureti em fábrica de remold aconteceu em 2015, num passo ousado de Levanir Loureti, ao observar a crescente demanda do promissor mercado capixaba e do Sul da Bahia.
O empresário Levanir Loureti fundou e dirige a Pneus Loureti, única fábrica de pneus remold no Norte do ES, localizada em Sooretama
Atualmente, após superar preconceitos e formar uma ampla carteira de clientes para venda em atacado, a empresa está consolidada. Possui capacidade para produção de 2000 unidades/mês de toda a linha de pneus remold para automóveis leves, empregando 10 trabalhadores de forma direta, além de outros seis indiretos. Mas planeja alçar voos maiores e anuncia projeto para a modernização e expansão de suas linhas de produção, a curto, médio e longo prazo, podendo gerar até 150 empregos diretos em Sooretama nos próximos três anos.
Sede da Pneus Loureti, no bairro Vale do Sol, em Sooretama
Natural da localidade de Panorama, no interior de Rio Bananal, Levanir Loureti administra a Pneus Loureti juntamente com a esposa Lucinéia dos Santos Telles Loureti e os filhos Lucas, Luan e Layan Loureti. A solidez conquistada pela empresa e o fôlego para novos investimentos, de acordo com Levanir, são resultado de um trabalho de reestruturação iniciado a partir da chegada do advogado Willian Bassani, que passou a prestar consultoria jurídica e administrativa ao empreendimento, atuando diretamente na obtenção de licenças junto aos órgãos oficiais, na captação de recursos e na prospecção de novos negócios, entre outras áreas.
“Costumo dizer que a trajetória da Pneus Loureti se divide em antes e depois da chegada de Dr. Willian. Ele nos ajudou na organização e ampliou a nossa visão de crescimento, que antes era limitada. Foi um verdadeiro divisor de águas”, reconhece Levanir.
Levanir Loureti com os filhos Lucas, Luan e Layan e o advogado Willian Bassani, que atua como consultor jurídico e administrativo da Pneus Loureti
Dr. Willian lembra que, no início do trabalho de consultoria, identificou ajustes e adequações que precisaram ser feitos para a regularização da fábrica. “É um negócio pequeno, mas que, com boa gestão e investimento em tecnologia, tem potencial para se tornar grande. Fico feliz por fazer parte dessa história de sucesso”, ressaltou.
Na avaliação do advogado, o poder público municipal concede incentivos e busca atrair investimentos de fora, o que é válido, mas não dispensa o mesmo tratamento aos empreendedores do próprio município, que, na maioria dos casos, não crescem e não geram empregos por falta de apoio governamental. “Não podemos somente buscar atrair indústrias de fora. Precisamos também olhar com atenção e priorizar os nossos empreendedores locais”, pontuou Dr. Willian Bassani – siga no Instagram: drwillianbassani
Para ele, “é preciso capacitar servidores e oferecer orientação especializada para que o empresariado sooretamense consiga romper a burocracia e os entraves criados pelo próprio sistema”.
Modernização e expansão
A Pneus Loureti ampliará sua capacidade de produção, que hoje é de 2000 pneus/mês, gerando mais empregos em Sooretama
Até o próximo mês de agosto, a Pneus Loureti implantará mais uma linha de produção, passando a fabricar também pneus remold para camionetes e utilitários. Com isso, a produção da indústria será ampliada para 3.000 unidades/mês, demandando a contratação imediata de pelo menos cinco novos trabalhadores diretos e outros cinco indiretos.
A médio prazo, a empresa investirá cerca de R$ 2 milhões na aquisição de novos equipamentos de última geração, que possibilitarão a modernização e automatização de todos os processos da fábrica, praticamente dobrando a sua capacidade de produção para 6.000 mil pneus por mês. O projeto de modernização, segundo Levanir Loureti, deve ser concluído em até 18 meses, prazo estabelecido para a entrega dos novos equipamentos, permitindo a geração de 60 empregos diretos, além de 20 outros indiretos.
Todos os processos da fábrica de pneus remold serão modernizados e automatizados
Para longo prazo, em até três anos, Levanir projeta um investimento de até R$ 10 milhões na implantação de uma nova unidade industrial, destinada à fabricação de pneus novos para motocicletas. “Serão dois novos galpões e equipamentos para a produção de até 20 mil pneus de motos por mês, com a geração de até 150 empregos diretos, incluindo todas as linhas da Pneus Loureti”, antecipou o empresário.
Comente este post