Sooretama foi um dos municípios reconhecidos no País com o Selo Nacional Ouro de Compromisso com a Alfabetização. A entrega da premiação aconteceu na segunda-feira (10/02), no Centro Internacional de Convenções de Brasília/DF, em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), entre outras autoridades.
Kátia Pétimo Barreto Almeida, coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Secretaria de Educação de Sooretama, representou o município na entrega do Selo. Ela é também Articuladora Municipal da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa) do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O prêmio, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), lançado em 2023, reconhece esforços e iniciativas bem sucedidas de gestão das secretarias de educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios na implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.


Sooretama ficou entre 2.592 municípios brasileiros que alcançaram o Selo na categoria Ouro, assim como o Espirito Santo, também premiado na categoria Ouro entre os estados. Outros 1062 municípios receberam o Selo na categoria Prata e 533, na bronze.
Na manhã desta quarta-feira (12), em visita à Secretaria Municipal de Educação, o prefeito Fernando Camiletti (Republicanos) e o vice-prefeito João Paulo da Silva (Podemos) celebraram o resultado e parabenizaram os profissionais do município pela dedicação e comprometimento em alcançar as metas estabelecidas.
“Esse prêmio reforça nosso compromisso com a melhoria constante da educação no município”, disse Fernando.

A conquista do Selo Ouro demonstra que as redes de ensino, entre elas a de Sooretama, estão implementando de forma efetiva todas as políticas voltadas para a alfabetização, com ações realizadas em regime de colaboração, que resultam em um grande salto de qualidade na alfabetização das crianças.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o fim do 2º ano do Ensino Fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia. Também prevê a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
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