Uma concorrida solenidade, com a presença de autoridades do município e do Governo Estadual, marcou oficialmente a posse de Francisco Bittencourt, o Chiquinho (PSB), à frente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Sooretama, na quarta-feira (8 de fevereiro). O evento aconteceu nas dependências do Palácio Legislativo ‘Aristides Leite de Oliveira’, sede da Câmara Municipal de Vereadores.
Na mesma ocasião, foram entregues mais 75 Títulos de Legitimação Fundiária (escrituras de imóveis) a moradores e instituições da cidade. O programa ‘Escritura Sooretama’, desenvolvido pela Prefeitura e coordenado por Chiquinho, já registrou mais de 1600 imóveis na sede do município e se tornou referência e modelo para outras cidades do Estado.

Chiquinho faz parte do primeiro escalão da administração Alessandro Broedel desde o mandato anterior. Na prática, a Secretaria Municipal de Tributos e Arrecadação, anteriormente ocupada por ele, permanece a mesma, mas com nova nomenclatura e as atribuições ampliadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano agrega as funções da área de tributos e arrecadação e terá papel preponderante no novo momento vivido pelo município, com a chegada de indústrias e novos empreendimentos empresariais. Atuará diretamente na articulação com empresários e órgãos governamentais das esferas estadual e federal, além de coordenar e executar ações visando à preparação estrutural do município para absorver o crescimento que virá atrelado ao processo de industrialização.

A solenidade de posse contou com as presenças do prefeito Alessandro Broedel (PSB) e da secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Jacqueline Moraes (PSB), além de Odimar Péricles, assessor do governador Renato Casagrande e influente liderança do PSB capixaba. Autoridades e lideranças do partido de outros municípios também prestigiaram o evento.
Em seu discurso, Jacqueline Moraes disse que o trabalho realizado por Alessandro e Chiquinho em Sooretama “tem a marca do Governo Casagrande em nível municipal”. “É um trabalho que promove o desenvolvimento sustentável, cria um ambiente favorável para a atração de novos negócios e muda a realidade e a vida das pessoas”, completou ela.
Odimar Péricles também elogiou a atuação de Chiquinho e Alessandro e ressaltou que o trabalho de ambos “emancipa economicamente a cidade, que começa a despertar como locomotiva do desenvolvimento econômico regional”.
Por meio de vídeo, reproduzido durante a solenidade, o presidente estadual do PSB, Alberto Gavini, e o próprio governador Renato Casagrande também fizeram questão de cumprimentar e desejar sucesso a Chiquinho no novo desafio. Casagrande ainda reforçou a parceria com a gestão Alessandro Broedel e o compromisso de continuar apoiando Sooretama com ações e investimentos do Governo do Estado.

Trajetória
Ao assumir formalmente a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Francisco Bittencourt, o Chiquinho relembrou sua trajetória na vida pública em Sooretama desde a emancipação política e administrativa do município.
“Inicio mais um ciclo na minha vida a serviço de Sooretama, sempre desenvolvendo ações que fazem a diferença na vida das pessoas”, disse Chiquinho.
Chiquinho foi vereador na primeira legislatura de Sooretama, entre 1997 e 2000, se tornando um dos mais jovens do Brasil a assumir o cargo. Coube a ele a relatoria da Lei Orgânica do recém-criado município.
Ao assumir a presidência do Legislativo, em 1999, Chiquinho foi responsável pela construção da sede própria da Câmara Municipal, que até realizava seus trabalhos em instalações alugadas e improvisadas. “Um sonho que tive há mais de 20 anos se tornou realidade e até hoje permanece à disposição da comunidade sooretamense”, frisou.
Ainda como vereador, Chiquinho foi autor de leis importantes, como a que criou o Dia do Evangélico em Sooretama e a que concede isenção do pagamento de IPTU a aposentados do município.
Chiquinho também exerceu a Secretaria Municipal de Educação, entre 2001 e 2004, período em que os professores do município receberam pela primeira vez o abono salarial do Fundeb.
Ultimamente, à frente da Secretaria de Tributos e Arrecadação, ele deixa sua marca com o programa de regularização fundiária ‘Escritura Sooretama’, que dá dignidade às pessoas e valoriza os imóveis locais, tornando realidade um sonho antigo dos moradores da cidade.

Comente este post