Na noite da última terça-feira (26), o município de Sooretama promoveu um encontro no plenário da Câmara Municipal de Vereadores para debater ações voltadas à melhoria da segurança pública. O encontro reuniu autoridades do setor e do poder público, lideranças comunitárias e representantes de entidades locais para discutir a reativação do Conselho de Segurança Comunitária de Sooretama (CONSEC).
A reunião contou com a presença do prefeito Fernando Camiletti, vereadores, líderes comunitários, representantes de associações e denominações religiosas, além de autoridades das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal (PRF).

Entre os participantes estavam o chefe substituto da delegacia da PRF em Linhares, Lúcio José Ricatto Bragatto; o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar em Linhares, tenente coronel Segatto; o comandante do Pelotão da PM em Sooretama, sargento Everaldo; o delegado da 16ª Delegacia Regional, Fabrício Lucindo; o delegado Eudson Ferreira Bento, da Polícia Civil de Sooretama; e o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Civil, subtenente Marcelo Dantas Rossi.
Representando a comunidade religiosa, estiveram presentes os padres Gabriel Stella e Maurício Fornaciari e a Irmã Dimesse Oneize, da Igreja Católica, e o pastor Carlos, da Igreja de Deus Reavivamento Pentecostal (IDERP).
Presente ao evento, o presidente do Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares (Consel), Edval Sant’Ana, compartilhou a experiência do município vizinho, destacando o papel ativo do órgão na participação e colaboração em decisões de segurança pública.

O novo Conselho de Segurança Comunitária de Sooretama será presidido pelo produtor rural Jerônimo Bobbio, conhecido popularmente como Piloca. O presidente da Câmara Municipal, Marcos Cognolato, ressaltou a importância da participação conjunta da população, autoridades policiais e poder público para a construção de uma cultura de paz na cidade.
“Uma segurança pública eficiente passa por várias mãos. Não depende somente das autoridades policiais e do poder público, mas de todos, cidadão e sociedade organizada”, disse Cognolato.

O prefeito Fernando Camiletti reforçou as medidas já adotadas pela administração municipal, como a criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, a reativação do sistema de videomonitoramento com instalação de novas câmeras e a criação da Guarda Civil Municipal, atualmente em fase de implantação. Ele destacou a relevância do conselho para garantir a participação da sociedade nas ações em prol do avanço da segurança pública.




































































Comente este post