O abastecimento de água tratada para todos os bairros da sede de Sooretama, no norte do Estado, começou a ser finalmente normalizado a partir da tarde deste sábado, 25 de janeiro, após mais de 96 horas de trabalho ininterrupto e momentos de tensão enfrentados pelas equipes da Prefeitura Municipal e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
A informação foi confirmada em nota pela Prefeitura do município. De acordo com o diretor do SAAE, Leonardo Sossai, um vazamento na tubulação, detectado após a ativação da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), já foi reparado. Com isso, a água está sendo bombeada normalmente.
A previsão, caso não ocorra nenhum outro problema, segundo Leonardo Sossai, é que até a noite deste sábado (25) a água comece a chegar às caixas dos moradores de todos os bairros afetados: Sayonara, Sayonara II, Bionativa, Parque São Jorge e Salvador.

Força tarefa
Há apenas 20 dias no comando da gestão municipal, o prefeito Fernando Camiletti enfrentou a primeira grande crise do mandato. Mostrando sensibilidade ao sofrimento dos moradores pela falta de água nas torneiras, ele cancelou todos os compromissos desta semana e se dedicou integralmente aos esforços para reestabelecer o abastecimento às residências.
Fernando coordenou pessoalmente todas as ações da força-tarefa, ao lado do diretor do SAAE, Leonardo Sossai, e de vereadores do município, como Edson Costa, Willington Costa, Jhonata Lets Go e o presidente da Câmara, Marcos Cognolato, que, literalmente, arregaçaram as mangas para ajudar na solução do problema.

As falhas no fornecimento de água, afetando parte da cidade, surgiram em decorrência de problemas elétricos na antiga Estação de Tratamento de Água (ETA) do Centro da cidade, que ocasionaram a queima de três motores em sequência. Com isso, foi necessária a instalação de um novo motor no local, porém, de potência menor.
Como medida emergencial, a solução encontrada foi a ativação de uma nova Estação de Tratamento de Água, localizada no Conjunto Residencial Alegre, para auxiliar a ETA do Centro no bombeamento da água tratada até as residências dos moradores. Apesar de concluída, a estrutura nunca havia saído usada, estava parada há cerca de cinco anos e foi colocada em funcionamento em menos de três dias.
Antes disso, contudo, na noite/madrugada de quinta-feira (23), após várias horas exaustivas de trabalho e com tudo pronto para o início das operações, três caixas d’água, ressecadas devido ao tempo, com capacidade de 20 mil litros cada, não suportaram a pressão e acabaram estourando. Foi o momento de maior tensão para todos os envolvidos na ação. Apesar do susto e da frustação, felizmente, ninguém ficou ferido.
O prefeito Fernando Camiletti determinou imediatamente a aquisição de novas caixas, que chegaram ao município por volta do meio dia de sexta-feira (24) e foram instaladas em substituição as que se romperam, possibilitando, enfim, a ativação do sistema. O vazamento detectado na tubulação retardou em mais meio dia o reestabelecimento do fornecimento de água.

Solução definitiva
Com a solução emergencial do problema, a prioridade agora, de acordo com o prefeito Fernando Camiletti, passa a ser colocar em funcionamento a grande Estação de Tratamento de Água (ETA) projetada e construída para abastecer com tranquilidade e qualidade toda a população sooretamense.
Fernando já determinou a realização de um levantamento para identificar o que ainda falta para colocar a estrutura em operação. A entrega da obra deve acabar em definitivo com interrupções no abastecimento e problemas na qualidade da água distribuída à população.
“Sei o quanto essa questão é importante para cada família da cidade. É uma das prioridades do meu mandato garantir que ninguém passe por dificuldades com a falta de água. Podem ter certeza que estamos comprometidos na busca de soluções reais e duradouras para a nossa população”, assegurou o prefeito.
Comente este post