Ao ser empossado nesta quarta-feira, 1º de janeiro, como novo prefeito de Sooretama, no norte do Espírito Santo, Fernando Camiletti (Republicanos) anunciou, como um dos primeiros atos de sua gestão, a criação da Secretaria de Segurança Pública do município, reconhecendo que o setor carece de prioridade especial.
Como a Prefeitura de Sooretama nunca contou com a Pasta, o prefeito informou que enviará para análise e aprovação da Câmara de Vereadores, na próxima semana, um projeto de lei modificando a estrutura administrativa e autorizando a criação da Secretaria de Segurança Pública.
A Pasta atuará em conjunto com as forças de segurança (Polícias Civil e Militar) e coordenará as ações municipais de prevenção e combate à criminalidade no município. O prefeito antecipou algumas ações que pretende implementar no setor, como a instalação de novas câmeras de videomonitoramento na cidade e a implantação do Cerco Eletrônico, em parceria com o Governo do Estado, em todas as saídas e pontos estratégicos do município.

“O Alessandro (Broedel – ex-prefeito) adquiriu novas câmeras, mas não houve tempo hábil para a instalação. De imediato, vamos instalar essas câmeras em diversos pontos da cidade”, adiantou Fernando.
Além disso, a criação da Guarda Municipal armada está prevista no Plano de Governo da nova administração, com o objetivo de ampliar o patrulhamento e as ações de enfrentamento à violência e criminalidade na cidade.

A posse do prefeito Fernando Camiletti, do vice-prefeito João Paulo da Silva (Podemos) e dos novos vereadores de Sooretama foi realizada na tarde desta quarta-feira, 1º de janeiro, em cerimônia com a presença de centenas de pessoas, na sede da Associação da Terceira Idade (Atis). Prefeito por dois mandatos consecutivos, entre 2016 e 2024, Alessandro Broedel (MDB) esteve presente e passou o comando da Prefeitura ao seu sucessor.
Fernando prometeu muito trabalho para dar continuidade aos avanços e conquistas de um município que se tornou protagonista no Estado, graças ao desenvolvimento econômico e social que alcançou nos últimos anos.
E o trabalho começou bem cedo, no início da manhã desta quinta-feira, 2 de janeiro. Após direcionarem o início das ações na Garagem Municipal, prefeito e vice-prefeito, na companhia de outras autoridades e servidores, realizaram o hasteamento das bandeiras no prédio da Prefeitura Municipal. O ato cívico simbolizou oficialmente a abertura da nova gestão que governará Sooretama no período de 2025 a 2028.

Prestes a completar 45 anos de idade – ele aniversaria na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, Fernando Camiletti chega ao comando da Prefeitura de Sooretama após ser secretário municipal de Agricultura – de 2016 a 2020, e vice-prefeito do município, no mandato de 2021 a 2024.
Filho de Maria Aparecida Salvador e do ex-vereador, ex-presidente da Câmara, ex-vice-prefeito e ex-prefeito Moacir Camiletti, Fernando é o mais velho de cinco irmãos. Pai de um casal de filhos, nasceu na localidade de Córrego Patióba, no interior de Sooretama. O novo prefeito é graduado em Contabilidade, Gestão Pública e Direito.
Comente este post