O vereador Tarcísio Bobbio (PSDB) propôs ao Poder Executivo Municipal a criação de um projeto de incentivo à cultura e aos artistas de Sooretama, no Norte do Estado. O projeto de lei indicativo foi apresentado pelo parlamentar durante a última sessão legislativa da Câmara de Vereadores, na segunda-feira (17).
O projeto cultural sugerido por Tarcísio Bobbio leva o nome da professora Rosiene Simplício dos Santos, moradora do bairro Alegre, falecida precocemente em fevereiro deste ano, aos 48 anos de idade. Uma justa homenagem à educadora que dedicou sua vida a serviço do próximo.
A proposta prevê o fomento à cultura local através da realização e participação em eventos, promoção de atividades culturais no âmbito municipal e investimentos diretos e indiretos do Município no desenvolvimento das expressões culturais e artísticas do povo sooretamense em diversos segmentos.

Conforme ainda a proposta do vereador, o projeto seria desenvolvido em três eixos principais de atuação: realização de eventos culturais, concessão de ‘Bolsa Artista’ para incentivo financeiro a artistas individuais e grupos locais de promotores de cultura e patrocínio artístico que permita a artistas e grupos locais a participação e difusão da cultura de Sooretama em eventos fora do município.
O projeto contemplaria as seguintes áreas e expressões culturais: música e dança; circo, teatro e opera; cinema, fotografia e vídeo; literatura; artes plásticas, artes gráficas e filatelia; folclore, capoeira e artesanato; história; acervo e patrimônio histórico e cultural de museus e centros culturais.
Como se trata de um projeto indicativo, a proposta do vereador Tarcísio Bobbio ainda não tem força de lei. A proposição foi lida em plenário na Câmara Municipal e encaminhada ao Poder Executivo, que poderá, ou não, acatá-la.

Homenagem
A professora Rosiene Simplício dos Santos, que dá nome ao projeto cultural, começou a lecionar em Sooretama aos 17 anos de idade, em 1993. Formada em magistério e administração, atuou como professora, diretora e pedagoga nas escolas Alberto Stange Junior e Armando Barbosa Quitiba, além do CEIM Miguel Alves e jardins de infância Primavera e Pequeno Polegar. Ela também iniciou o curso superior de Psicologia, mas não concluiu devido a complicações em seu estado de saúde.
Além do legado na educação de Sooretama, Rosiene Simplício foi durante muito tempo atuante na Igreja Católica do município, servindo nos ministérios de música, catequese, crisma, liturgia e renovação carismática, entre outros. Ela faleceu em 08 de fevereiro deste ano, aos 48 anos, deixando um filho de 23 anos.
Comente este post