A praticamente um ano das eleições municipais do próximo ano, os bastidores fervem e as articulações políticas visando à sucessão do atual prefeito Alessandro Broedel estão a todo vapor em Sooretama. Broedel encerra o segundo mandato consecutivo à frente do Executivo, após ser reeleito em 2020, e não pode concorrer.
Neste cenário, o ex-vereador e advogado Willian Bassani larga em vantagem na disputa e se consolida como principal alterativa de oposição ao grupo do atual prefeito, que enfrenta uma divisão interna, com dois pré-candidatos tentando se viabilizar, em meio a uma administração municipal desgastada e contestada pela falta de ação em várias áreas. De um lado, o vice-prefeito Fernando Camiletti, e de outro, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Chiquinho Bittencourt.
Chiquinho tem a preferência do PSB, partido do governador Renato Casagrande e de outras lideranças do Governo Estadual, do qual ele é presidente municipal. Sem espaço na sigla, Fernando deixou o PSB e migrou recentemente para o Republicanos.
O prefeito Alessandro Broedel não intervém nos planos dos dois aliados. Até o momento, pelo menos publicamente, não sinalizou qual terá o seu apoio.
Vereador do município por dois mandatos e advogado conceituado na região, Dr. Willian, por sua vez, viu seu capital político crescer nas eleições do ano passado, quando concorreu a deputado estadual. Ele obteve mais de 6 mil votos no Estado, dos quais quase 4 mil somente em Sooretama. Mais do que a votação expressiva, Willian Bassani construiu e manteve uma base coesa e mobilizada, formada por diferentes correntes do município.
À reportagem, Dr. Willian confirmou sua pré-candidatura a prefeito, independentemente de qualquer que seja o cenário.
“Venho de família humilde, sou um sobrevivente, um lutador e me sinto preparado para conduzir o município de Sooretama. Me guiarei com a proteção de Deus na busca incessante por alternativas viáveis, gestão eficiente, tecnológica, com objetivo de criar soluções reais para melhorar a vida da sociedade sooretamense”, disse.
Outros nomes
Nos bastidores, outros nomes são ventilados na disputa pela prefeitura de Sooretama, mas correm por fora, casos do ex-prefeito Esmael Loureiro, do ex-vereador Edson Isidoro e do atual vereador Klysmamm Marcelino.
Prefeito de Sooretama por três mandatos e derrotado por Alessandro nas duas últimas eleições, Esmael não esconde o desejo de concorrer novamente ao cargo, embora ainda não tenha confirmado publicamente a sua pré-candidatura.
Também surgem informações de uma possível pré-candidatura a prefeito do ex-deputado estadual Marcos Garcia, que tem domicílio eleitoral em Linhares.
Nas eleições do ano passado, Garcia desistiu de concorrer à reeleição para deputado estadual e tentou alçar um voo mais alto, disputando uma vaga na Câmara Federal, mas acabou derrotado. Em 2020, foi candidato a prefeito de Linhares e ficou em terceiro lugar, obtendo pouco mais de 7 mil votos.
Comente este post