Entre 5.239 municípios brasileiros avaliados, Linhares obteve o primeiro lugar no Espírito Santo e o 40º no Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no último dia 21.
Com uma pontuação variando entre 0 e 1, sendo que quanto mais próxima de 1 melhor a gestão fiscal do município, Linhares recebeu nota 0,9591, ficando no grupo seleto de 11,7% do total de municípios brasileiros que ultrapassaram a marca de 0,9 pontos e considerados gestão de excelência para a Firjan. No Espírito Santo, apenas cinco cidades alcançaram essa pontuação, com Linhares no topo.
Em relação ao ano de 2018, Linhares subiu 17 posições no ranking capixaba, saindo do 18º lugar para o topo do ranking e saltou 91 posições no ranking nacional, saindo do 131º lugar para a 40ª posição em todo o Brasil.
Nesta edição, o IFGF avaliou as contas de 5.239 municípios, onde vivem 94,4% da população brasileira. O indicador é construído com base em resultados fiscais oficiais, declarados pelas próprias prefeituras e disponibilizados anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).
“A gestão eficiente e de excelência é de extrema importância para que o município possa manter e ampliar a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população, que hoje são exemplos para todo o Espírito Santo. Linhares consegue harmonizar desenvolvimento econômico e inclusão social com boas práticas da gestão pública, controle das contas, investimentos e transparência dos gastos públicos”, destaca o prefeito Guerino Zanon, responsável pela meteórica ascensão do município nos últimos 20 anos.

O levantamento mostra que as contas linharenses apresentam níveis de excelência em autonomia, gestão fiscal, gastos com pessoal, liquidez e investimentos, que colocam a cidade entre as 40 mais bem avaliadas do país, segundo a Firjan.
No cenário nacional, o estudo acende um alerta na gestão dos recursos públicos e deixa claro que Linhares não só driblou os prejuízos mais graves da crise sanitária, em decorrência da pandemia, e a econômica, como também se fortaleceu do ponto de vista institucional, para garantir as melhorias necessárias à população.
O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi criado em 2008 para monitorar o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros e analisa três vertentes fundamentais ao desenvolvimento humano: Educação, Saúde e Emprego & Renda.
Comente este post