A Polícia Civil já está investigando se foi realmente um ato criminoso de vandalismo que causou grave prejuízo à saúde pública de Rio Bananal durante o feriado prolongado de Carnaval. Foram perdidas 133 doses da vacina CoronaVac, 53 testes para detecção da Covid-19 e várias coletas de sangue de pacientes para exames.
O material era mantido refrigerado no prédio da Unidade de Saúde do município, que teve a energia elétrica desligada durante o feriado. Fora da temperatura ideal de armazenamento, tudo acabou se deteriorando.


O local, que fica ao lado do hospital e maternidade da cidade, já foi periciado por técnicos da Polícia Civil no final da manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro. O delegado Fabrício Lucindo, chefe da 16 Delegacia Regional de Linhares, que abrange também Rio Bananal, está à frente das investigações.
Em vídeo publicado no perfil oficial da Prefeitura de Rio Bananal em uma rede social, a coordenadora de Imunização Márcia Venturin explica que constatou o fato ao chegar em seu local de trabalho, na manhã desta quinta-feira. “Todo o prédio estava com a energia desligada. A temperatura nos refrigeradores era de 23 graus, o que comprometeu tudo o que estava armazenado neles. Imediatamente, fui até a Polícia Militar e registrei um Boletim de Ocorrência”, relatou ela.


Além das doses da CoronaVac, foram perdidas outras vacinas de campanhas regulares do município, também acondicionadas nos refrigeradores mantidos no local e que pararam de funcionar pela falta de energia.
Medicamentos de alto custo e de uso contínuo, também guardados nas câmaras frias, ainda estão sob análise de técnicos e farmacêuticos da Secretaria Municipal de Saúde para saber se foram ou não afetados.
Segundo Márcia Venturin, a CoronaVac seria utilizada nesta quinta-feira para aplicação da segunda dose em profissionais que atuam na área da saúde de Rio Bananal. O Boletim de Ocorrência já foi enviado ao Governo do Estado, para que este faça a reposição das vacinas e dos testes perdidos.
Ainda de acordo com a coordenadora, as amostras de sangue perdidas haviam sido coletadas na quinta e sexta-feira antes do Carnaval e seriam enviadas ao Lacen (Laboratório Central), em Vitória, nesta quinta-feira. Entre as coletas, estão testes do pezinho realizados em recém-nascidos.

Comente este post