Atualmente, apenas 45% do esgoto gerado no Brasil passa por tratamento adequado. Isso quer dizer que os outros 55% são despejados diretamente na natureza, o que corresponde a 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia. Os dados do Instituto Trata Brasil alertam para a necessidade de investimentos na área de saneamento.
Atento a esta situação, o Sicoob no Espírito Santo lançou, na quarta-feira (1º), o Projeto “Água Limpa + Saúde”. A proposta consiste em incentivar nas propriedades rurais o tratamento adequado do esgoto doméstico, evitando a contaminação de rios e mananciais. Ao mesmo tempo, a iniciativa espera contribuir com a saúde dos produtores rurais e familiares, bem como estimular o manejo adequado dos recursos naturais existentes nas propriedades. A instituição financeira vai adotar no projeto o modelo de intercooperação, que é um dos sete princípios do cooperativismo.
Aquisição de equipamentos
Para permitir que um grande número de produtores rurais possa aderir ao projeto, o Sicoob ES vai financiar a aquisição de biodigestores, equipamento desenvolvido pela Fortlev.
As cooperativas atuantes no segmento agro do Estado, como a Coopeavi, Coocafé, Cooabriel e outras, atuarão como parceiras do projeto, incentivando e auxiliando na comercialização do biodigestor e na sensibilização dos produtores rurais para importância do tratamento do esgoto doméstico de suas propriedades.
O sistema desenvolvido pela Fortlev faz o tratamento do esgoto doméstico com a maior eficiência do mercado. Os Biodigestores possuem capacidade para tratamento do esgoto de até 15 pessoas e contam com um exclusivo sistema de cloração, que combate aos microrganismos nocivos à saúde.
O equipamento é prático e compacto e fica acoplado sob o solo, somente com a tampa visível. Permite a simples retirada do lodo sem necessidade de contratar serviço de caminhão limpa-fossa, trazendo economia para o produtor e rápido retorno do investimento. Outro benefício é que o esgoto em tratamento no biodigestor não tem contato com o solo, protegendo a natureza de qualquer contaminação.
Financiamento
O financiamento do equipamento será realizado por meio da linha de crédito “Ecoar”, do Sicoob. O produtor poderá financiar o biodigestor em até 36x, sem juros.
Na prática, o financiamento terá os juros inclusos, mas o produtor receberá o estorno do valor quando as parcelas forem quitadas em dia (operações adimplentes).
“É crescente a preocupação com a saúde e o bem-estar dos produtores rurais e suas famílias. O projeto “Água Limpa + Saúde” reforça a importância do saneamento rural, destacando a instalação de equipamentos como o biodigestor, o tratamento de água, além do seu uso adequado para a eficiência da produção no campo. O Sicoob cumpre seu papel de apoiar os agricultores a garantir a sustentabilidade e os cuidados com o meio ambiente”, destaca o presidente da instituição, Bento Venturim.
Comente este post