A histórica rivalidade entre os moradores dos dois núcleos que formam a sede de Rio Bananal – Santo Antônio e São Sebastião, que durante décadas foi intensa, contribuiu de forma positiva para consolidar o desenvolvimento do município. Quando um povoado se sobressaía, o outro, para não ficar para trás, buscava acompanhar o crescimento.
Os dois núcleos, chamados pelos moradores de ‘Bananal de Cima’ (Santo Antônio) e ‘Bananal de Baixo’ (São Sebastião), são ligados pela Avenida 14 de Setembro e surgiram ao redor de magníficas igrejas construídas no período da colonização, herdando os nomes dos santos padroeiros.
A rivalidade foi sendo aguçada ao longo dos anos através do futebol, com as disputas memoráveis entre os tradicionais Esporte Clube Santo Antônio e Grêmio de São Sebastião. Apesar da ferrenha rivalidade, as duas diretorias se uniram em 2007 e fundaram o já extinto Rio Bananal Futebol Clube, que chegou ao vice-campeonato capixaba de 2008, perdendo o título para a Desportiva, numa final em que foi muito prejudicado pela arbitragem.
Atualmente, a rivalidade entre os dois núcleos, que em alguns momentos da história chegou a ser violenta, praticamente não existe mais. Mas há relatos de moradores mais antigos de ocasiões em que pessoas de ‘Bananal de Baixo’ não podiam entram em ‘Bananal de Cima’ e vice-versa.
Não por acaso, os principais prédios públicos da cidade, como a sede da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, o Fórum e o ginásio de esportes, foram construídos no local conhecido como centro, entre os dois povoados, de modo a beneficiar ambos e não privilegiar somente um deles.

Comente este post