Após um ano fora do cenário turístico capixaba e nacional, o município de Rio Bananal, no Norte do Espírito Santo, celebra sua reintegração ao Mapa do Turismo Brasileiro. A certificação foi oficializada no último dia 15 de abril pelo ministro do Turismo Celso Sabino de Oliveira e pela secretária Nacional de Políticas de Turismo, Cristiane Leão Sampaio, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus interlocutores estaduais.
O reconhecimento veio após o município comprovar o cumprimento de requisitos fundamentais, como a atuação ativa do Conselho Municipal de Turismo – devidamente registrado no Sistema de Informação do Mapa do Turismo Brasileiro – e a elaboração do plano de ação anual. Esses elementos foram essenciais para validar a estrutura de gestão voltada ao desenvolvimento do setor turístico local.
A nova certificação é válida por um ano, até 11 de abril de 2026, e representa um marco significativo para Rio Bananal, que volta a integrar a Região Turística do Verde e das Águas. Mais do que um reconhecimento simbólico, a presença no mapa abre as portas para a participação do município em projetos estratégicos do Governo Federal nas áreas de promoção, infraestrutura e qualificação profissional.
Com a certificação, Rio Bananal se posiciona de forma estratégica para impulsionar seu patrimônio natural, cultural e histórico, promovendo o turismo como ferramenta de geração de emprego, renda e valorização da identidade local.

Entre os seus principais atrativos turísticos, Rio Bananal abriga um dos mais belos recantos da Lagoa Juparanã, a praia da Jesuína, como é mais conhecida, de onde é possível contemplar a histórica Ilha do Imperador. Com fortes traços da colonização italiana – a maior parte de sua população é formada por descendentes de imigrantes italianos, o município ainda possui forte vocação para o turismo religioso, preservando magníficos templos, como as quase centenárias igrejas de São Sebastião e Santo Antônio, que são verdadeiras obras de arte, além do Seminário ou Centro Vocacional Orionita de Rio Bananal.
Comente este post