O Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) confirmou oito casos da chamada Febre Oropouche no Estado, sendo dois nos municípios de Rio Bananal e Sooretama, na região norte capixaba, um em cada cidade. Os demais casos foram identificados em Colatina (5) e Vitória (1).
Os sintomas da infecção por Febre Oropouche são parecidos com o quadro clínico de outras arboviroses, como dengue e chikungunya. Não existe tratamento específico. Os pacientes devem permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
A exemplo da dengue, a Febre Oropouche é uma doença viral, também transmitida através de mosquitos que podem circular em ambientes silvestres e urbanos. O vírus foi notificado pela primeira vez no Brasil em 1960 e, desde então, é detectado principalmente nos estados da região amazônica.
A Prefeitura de Rio Bananal, através da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Ambiental, divulgou Nota Oficial nesta quarta-feira (24) em que afirma estar realizando investigações complementares para compreender melhor o cenário da doença no município. “Apesar do caso confirmado, não há indicação de uma ameaça eminente à saúde pública, considerando o caráter não endêmico do vírus na região”, diz a nota.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do diagnóstico laboratorial para um acompanhamento efetivo dos casos e destaca ações de vigilância epidemiológica e ambiental para monitoramento da situação.
A nota da Prefeitura ainda orienta a população a continuar com as medidas preventivas contra picadas de mosquitos, como o uso de repelentes e roupas que minimizem a exposição da pele, além de procurar orientação médica se necessário.
Comente este post