O resultado das urnas, no último domingo (6), confirmou o que apontavam as pesquisas eleitorais do Instituto Ipopes, publicadas pelo Jornal Norte Capixaba, em São Domingos do Norte, no Norte do Estado: a reeleição tranquila da atual prefeita do município, Ana Izabel Malacarne Oliveira (MDB).
Ana alcançou 65,60% dos votos válidos (4.557 votos), derrotando o ex-prefeito Pedro Amarildo Dalmonte, o Pedro Pão (PSD), que teve 34,40% (2.390 votos). O reconhecimento nas urnas é resultado do trabalho revolucionário realizado pela prefeita em São Domingos nos últimos quatro anos.

Sem tempo para descanso
O intervalo para descanso e comemoração, após a maratona da campanha eleitoral e a vitória na eleição, durou pouco tempo. Na manhã de segunda-feira (7), ela já retomava a agenda de compromissos à frente da administração municipal, acompanhando pessoalmente a execução de obras como a ampla Praça dos Poderes, que começou a ser construída entre a sede da Prefeitura e o prédio do Fórum da cidade. “A eleição terminou, mas as obras em nosso município não param”, ressalta Ana, em vídeo divulgado em suas redes sociais.
Histórico
Com a reeleição, a atual prefeita faz história em São Domingos do Norte. Em mais de 30 anos de autonomia política e administrativa do município, ela se torna a primeira mandatária a conseguir se reeleger para o segundo mandato consecutivo, embora a próxima seja a sua terceira passagem pelo comando da Prefeitura – a primeira foi no período de 2005 a 2008.

Desde 1993, outros seis prefeitos estiveram à frente da Prefeitura de São Domingos – Domingos Pagani, Venício Alves de Oliveira, Dedei Malacarne, Elison Campostrini, Geraldo Guidoni e Pedro Pão, mas nenhum deles conseguiu se reeleger. Ana Izabel é a única mulher e também a única a ter mais de um mandato.
Nas eleições deste domingo, prefeita Ana, juntamente com Aracy Baltar, de Montanha, também no Norte do Estado, foram as únicas duas mulheres eleitas para o cargo de prefeita no Espírito Santo.
A coligação partidária da prefeita reeleita também elegeu quase a totalidade da nova bancada da Câmara Municipal de São Domingos. Dos nove vereadores eleitos neste domingo, oito são do palanque de Ana Izabel. São eles: Moa (Podemos – 472 votos), Vanildo Salvador (Solidariedade – 393 votos), Patrick da Saúde (MDB – 390 votos), Leonel (Solidariedade – 321 votos), Andressa Siqueira (MDB – 297 votos), Serginho Tamanini (Podemos – 295 votos), Danilo Balarini (Podemos – 237 votos) e Rô do Salão (MDB – 229 votos). Somente Celso Padilha, eleito pelo Republicanos, com 212 votos, não faz parte do grupo.
Comente este post