O primeiro contêiner carregado com 21 toneladas de café solúvel, produzido pela Companhia Café Cacique em sua unidade industrial no distrito de Bebedouro, em Linhares, partiu nesta terça-feira (19) com destino a Singapura, na Ásia.
O momento histórico foi acompanhado pelo prefeito de Linhares Guerino Zanon e secretários municipais, além de diretores e colaboradores da empresa.
O embarque foi cuidadosamente preparado com destino ao Porto de Vitória e, de lá, parte para Singapura. Dentro de 30 dias, aproximadamente, o café solúvel produzido em Linhares, estará chegando às mesas dos asiáticos.
A exportação da primeira carga foi comemorada pelos direção da Café Cacique. “Nesses dois anos de tantos desafios, ficamos ainda mais orgulhosos por todo o esforço e dedicação e temos certeza de que esse será o primeiro de muitos embarques para todo o mundo”, destacou Valdeci Tomadon, Gerente de Produção da fábrica em Linhares.
O prefeito Guerino Zanon destacou o momento como histórico para Linhares e para o Espírito Santo: “Nossos agradecimentos a todos que contribuíram para este momento, em especial ao ex-governador Paulo Hartung, que, por duas vezes, a época, me acompanhou na sede da Companhia Café Cacique, em Londrina, no Paraná. Agradecimentos especiais também a toda diretoria da empresa, por acreditarem e escolherem Linhares para sediar esse grande e importante empreendimento ”, disse.
O secretário de Agricultura de Linhares, Franco Fiorot, acredita que o primeiro embarque de café solúvel para o mercado asiático consolida Linhares como um grande polo produtor de café conilon no Brasil e contribui para a valorização do grão produzido não somente em Linhares, mas em todo o Estado.
“A qualidade do conilon produzido no Espírito Santo tem se destacado na Ásia e na Europa, e essa qualidade está na muda, vai até a colheita e passa pelos processos pós-colheita. Esse momento significa que os nossos cafés estão nos principais rótulos do mundo, seja como produto ou compondo o blend”, ressalta.

Comente este post