O sucesso do Carnaval 2025 no balneário de Pontal do Ipiranga, em Linhares, no Norte do Estado, foi além dos shows musicais e das várias outras atrações. O projeto Praia Acessível, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Linhares, tornou a festa inesquecível também para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
A ação foi realizada no domingo e na segunda-feira de Carnaval (2 e 3 de março), proporcionando o banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade limitada. Mais de 15 profissionais, além da equipe Salva-mar do Corpo de Bombeiros, estiveram envolvidos nos atendimentos. Durante os dois dias, o projeto beneficiou 12 pessoas, segundo informou a Prefeitura de Linhares.
O Praia Acessível conta com cadeiras anfíbias que não afundam na areia e são flutuantes. A altura permite ainda que a pessoa que a utiliza, sinta a água do mar. Os profissionais ficaram em uma tenda instalada na praia principal do Pontal do Ipiranga, auxiliando, orientando e promovendo a inclusão das pessoas em um lazer seguro para todos.Moradora de Sooretama, a servidora pública aposentada Marilene de Souza Costa esteve na praia com a família, na segunda-feira de Carnaval, e foi uma das beneficiadas pela ação. Há alguns anos, ela teve a sua mobilidade precocemente reduzida em decorrência de uma doença hereditária rara. “Achei que nunca mais teria a oportunidade de tomar um banho de mar novamente”, disse Marilene, emocionada.
Ela fez questão de agradecer e elogiar os profissionais que a atenderam. “Foi surpreendida por eles ao chegar na praia. Todos muito simpáticos e atenciosos, me fizeram sentir segura. Foi uma experiência maravilhosa”, testemunhou.
Comente este post