Em pronunciamento na sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira (18), o vereador Igor Costa Silva, o Igor do Salão, cobrou com veemência a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula de todas as escolas e centros de educação infantil de Sooretama, no Norte do Estado. A reivindicação é extensiva também para as unidades de saúde do município, principalmente o Pronto Atendimento (PA) 24 horas.
Igor do Salão lembrou o sofrimento de alunos e professores em decorrência da onda de calor que atingiu o país nos últimos dias, elevando em até 5 graus a temperatura média em várias regiões. Em Sooretama, segundo ele, a sensação térmica chegou aos 40 graus.
O vereador relatou reclamações vindas de escolas como a EMEF Álvaro Marques de Oliveira, localizada no bairro Sayonara, onde muitos dos ventiladores existentes não estariam funcionando por estarem danificados. “É uma vergonha para o nosso município. O desconforto causado pelo calor excessivo atrapalha o aprendizado dos alunos e o trabalho dos educadores. Ambos são expostos a condições inóspitas e degradantes”, lamentou Igor.
“Sooretama nem era mais para ter ventilador em sala de aula. Já deveríamos ter ar condicionado em todas as escolas e centros de educação infantil. Nosso município é rico e tem condições para isso. Nossos professores e estudantes precisam de um ambiente mais aconchegante e propício para o ensino”, completou o parlamentar.
Ele citou o exemplo da rede estadual de ensino, em que todas as salas de aula já são equipadas com ar condicionado. Outro exemplo, este em nível municipal, é o da cidade de Marilândia, considerada uma das mais quentes do Estado, que neste ano concluiu a instalação de aparelhos climatizadores em todas as escolas locais.
“Precisamos buscar alternativas para que isso também aconteça em Sooretama o mais rápido possível”, mobilizou Igor do Salão. Ele sugeriu a realização urgente de um mutirão em todos os setores da administração municipal para que ventiladores e aparelhos de ar condicionado danificados sejam reparados e recolocados em funcionamento, de modo a amenizar a situação nas escolas, centros de educação infantil e unidades de saúde, principalmente no PA 24 horas, onde, segundo o vereador, muitas pessoas aguardavam atendimento nesta segunda-feira (18), em meio a um calor insuportável.

Vereador e pai
Falando como vereador e pai, o presidente da Câmara de Sooretama, João Paulo da Silva, endossou e reforçou a cobrança do vereador Igor do Salão. “Sou pai de uma criança de seis anos de idade, aluno de um Centro de Educação Infantil (CEIM) do município. Todos os dias, ao levar e buscar meu filho na escola, presencio a situação difícil que nossas crianças estão passando com esse calor”, testemunhou João Paulo.

Os vereadores Willington Costa e Oscar Santos também relataram reclamações de pais de alunos relacionadas ao calor excessivo e a precariedade das instalações e equipamentos disponíveis nas escolas sooretamenses.
Comente este post