Em vídeo publicado nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Rio Bananal, no norte do Estado, o novo prefeito da cidade, Bruno Pella (Podemos), expôs imagens que, segundo ele, mostram o estado de abandono e o sucateamento em que encontrou o maquinário municipal a serviço da Secretaria de Agricultura.
No vídeo, postado nesta segunda-feira, dia 6 de janeiro, Bruno Pella diz realizar o reconhecimento da situação do maquinário no início do mandato. “É muito triste ver o patrimônio público do município nestas condições. Patrulha mecanizada totalmente depreciada, sem condições operacionais de prestar os serviços que a nossa população tanto precisa e merece”, detalhou o prefeito.
Bruno Pella acrescenta que “os produtores rurais ribanenses estão tendo dificuldades de acessar os serviços públicos em razão da falta de manutenção e responsabilidade para com os equipamentos da Prefeitura”. Ele prometeu reestabelecer a frota municipal e entregar “um trabalho à altura da importância do setor rural e do merecimento dos agricultores locais”.

“Enquanto não chegam novos maquinários, vamos estar utilizando as poucas máquinas que restam em operação”, disse o prefeito, que ainda admitiu terceirizar alguns serviços emergenciais para o escoamento da produção agrícola, como a manutenção das estradas vicinais.
Em contraponto ao que alega Bruno Pella, a administração municipal que o antecedeu, comandada por Edimilson Eliziário (MDB), afirma que deixou a Prefeitura organizada e com cerca de R$ 40 milhões em caixa – entre recursos próprios e vinculados a áreas específicas, montante suficiente para que o novo prefeito inicie sua gestão com tranquilidade.
Em relação ao maquinário, em prestação de contas realizada no final do mandato, em dezembro, a administração anterior informa ter adquirido com recursos próprios e recebido por meio dos Governos Estadual e Federal diversos veículos e máquinas para a Secretaria de Agricultura e outros setores.
Somente nos dois últimos anos – em 2023 e 2024, conforme a prestação de contas, o município recebeu um caminhão, dois tratores agrícolas, duas pá-carregadeiras e três retroescavadeiras, além de um microtrator com implementos, para atendimento aos produtores rurais.
Comente este post