A menos de um mês para as eleições municipais de 6 de outubro próximo, a segunda pesquisa eleitoral do Instituto IPOPES para o Jornal Norte Capixaba em São Domingos do Norte, no noroeste do Estado, mostra a atual prefeita e candidata à reeleição, Ana Izabel Malacarne (MDB), consolidada em primeiro lugar na disputa pela Prefeitura do município.
Ana tem 79% das intenções de voto, considerando o recorte de votos válidos, quando os números de votos em branco, nulos e de eleitores que se declaram indecisos são excluídos da amostra. O ex-prefeito Pedro Amarildo Dalmonte, o Pedro Pão, candidato pelo PSD, aparece com apenas 21%. O procedimento para o cálculo dos votos válidos é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.
A nova pesquisa IPOPES a pedido do Jornal Norte Capixaba em São Domingos do Norte foi realizada entre os dias 7 e 10 de setembro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-01038/2024. O levantamento ouviu 600 eleitores das áreas urbana e rural do município. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95%. A margem de erro é de 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
Em relação à primeira pesquisa realizada no município, no início de julho, Ana Izabel manteve praticamente a mesma vantagem confortável na liderança da disputa. Em julho, ainda na condição de pré-candidata, ela apareceu com 82% dos votos válidos. Agora está com 79%. Na ocasião, o vereador Amilton Trevisani, o Frangão, ainda figurava como pré-candidato a prefeito. Contudo, sua candidatura não se confirmou.
A vantagem de Ana Izabel em relação a Pedro Pão pode ser considerada irreversível, segundo os números da nova pesquisa no município. Isto porque a soma dos eleitores indecisos com os que declararam votar nulo ou em branco é de apenas 21%, muito inferior à diferença percentual que separa os dois candidatos. Neste recorte, considerando os indecisos, votos em branco e nulos, Ana lidera com 62,5% das intenções de voto contra somente 16,5% de Pedro Pão.

Além disso, o ex-prefeito segue tendo a maior rejeição. De acordo com a pesquisa IPOPES, 28,5% dos entrevistados responderam que não votariam de jeito nenhum em Pedro Pão. Já a prefeita Ana é rejeitada por apenas 11,17% dos eleitores de São Domingos.
Contratado pelo Jornal Norte Capixaba, o instituto IPOPES atua há 13 anos no Espírito Santo e também em outros estados, como Minas Gerais. A empresa utiliza tecnologia de última geração na realização de pesquisas, com geolocalização, GPS e gravação de entrevistas. É considerada uma das mais assertivas e seguras do Estado.
Comente este post