A pandemia da Covid-19 continua fazendo vítimas e ainda é motivo de apreensão mesmo com a vacinação avançando no Estado. Mas existem outras ameaças reais à saúde da população: a Secretaria de Saúde de Linhares alerta para o aumento no município dos casos de Dengue e Chikungunya, que, assim como o Zika Vírus, são doenças transmitidas e proliferadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
Em apenas uma semana, foi registrado crescimento de 317% nos casos confirmados de Chikungunya. De janeiro até a primeira semana de junho, foram 47 notificações e 25 confirmações da doença.
Os casos de dengue também registraram aumento considerável. Entre a última semana do mês de maio e a primeira semana deste mês de junho, foram 424 casos notificados e 252 confirmações da doença, o que representa um crescimento de 25% no número de casos. Entre janeiro e maio, 1.260 moradores contraíram dengue no município.
Em relação à chikungunya, os bairros onde os casos foram confirmados são: Araçá (12), Centro (5) e Interlagos (3). Já os bairros campeões nos casos de dengue são: Interlagos (273), Novo Horizonte (201), Santa Cruz (164) e Aviso (135).
“A Secretaria de Saúde está alerta diante deste aumento repentino de casos. Já orientamos todas as equipes de endemias e os agentes de saúde para atenção redobrada a possíveis ocorrências”, afirma o Assessor Técnico da Vigilância Ambiental Municipal, Sérgio Lubiana. A notificação correta, explica ele, aponta onde está a circulação viral e possibilita a ação.
A Secretaria de Saúde de Linhares não informou sobre a ocorrência ou não de vítimas fatais em decorrência das doenças transmissíveis pelo Aedes Aegypti.
Hábitos simples eliminam o mosquito
O técnico da Vigilância Ambiental Sérgio Lubiana lembra que hábitos simples do dia a dia podem eliminar o mosquito, uma vez que 90% dos criadouros estão em ambientes domésticos. “Neste período em que ainda enfrentamos a pandemia da Covid-19, recomendamos que a população linharense aproveite o momento de permanecer em casa para realizar a constante verificação e remoção dos criadouros do mosquito em toda a área residencial. Também alertamos aos proprietários de lotes vazios, que mantenham a limpeza dos mesmos em dia pois a fiscalização de obras e posturas do município continuará notificando e multando aqueles que insistem em deixar os terrenos sujos. Sabemos que a dengue é grave e também pode causar a morte”, alertou.

Comente este post