A música tem se mostrado uma aliada importante na recuperação de pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Linhares (HGL). A iniciativa, que é realizada por um grupo de voluntários, ocorre pelo menos duas vezes por semana e busca ajudar na recuperação física e emocional dos pacientes. O intuito é aliviar a dor e ansiedade, trazendo mais conforto e acolhimento durante o tratamento.
Voluntários como Edson Fernandes e Jean Paulo de Barros desempenham papel fundamental nesse processo, levando a música aos pacientes e observando suas reações. “Eles acabam reagindo de alguma forma, seja balançando o pé ou as mãos. A música muda todo o ambiente e traz outro astral”, disse Jean Paulo.
A equipe médica também percebe os benefícios, destacando que a música proporciona uma sensação de tranquilidade e contribui para a melhora dos pacientes. A enfermeira Bernadete Maria Ardisson, coordenadora da UTI, afirma que a música facilita a cura, proporcionando momentos de alívio e melhora no tratamento.
“De um dia para outro, percebemos uma melhora acentuada desses pacientes. A música ajuda na cura!”, ressalta a enfermeira e coordenadora geral da UTI do HGL.
A assistente social Valdineia Amorim também acredita que a música ajuda na redução da ansiedade, do medo e da incerteza, além de promover uma aproximação entre a equipe médica e os pacientes, fortalecendo a humanização do ambiente hospitalar.
O projeto, que já existe há três anos, permite que os pacientes escolham as músicas que desejam ouvir. Para os pacientes intubados, os familiares escolhem as músicas da semana.
Comente este post