Entre os dias 20 e 23 de agosto deste ano, Linhares será sede da edição 2022 do Chocolat Festival – Festival Internacional do Chocolate e Cacau, considerado o principal evento do segmento na América Latina. O anúncio foi feito pelo prefeito Guerino Zanon, na tarde desta quarta-feira (02), após reunião com organizadores do festival e representantes de empresários e produtores de cacau do município.
O local onde será realizado o Chocolat Festival ainda será definido. A expectativa é de que o evento envolva toda a cadeia produtiva do chocolate, reunindo produtores, industriais, consumidores e especialistas.
Além da venda e degustação de chocolates e outros derivados do cacau, o Festival Internacional promoverá experiências setoriais, exposições, cursos de capacitação, workshops, debates sobre temas relacionados ao setor e palestras ministradas por especialistas. Também está programada a realização do Fórum do Cacau e da chamada Cozinha Show, que receberá os maiores nomes da confeitaria nacional e internacional.
O Espírito Santo é atualmente o terceiro maior produtor de cacau do Brasil e Linhares responde por cerca de 85% de toda a produção do Estado. Além da matéria prima, o município também passou a contar, desde o final do ano passado, com uma fábrica para a produção de chocolates finos, implantado pela empresa Cacau Show. O chocolate artesanal feito por produtores de Linhares a partir de amêndoas selecionadas produzidas no município foi recentemente premiado no Salão de Chocolate de Paris, na França.

Para o prefeito Guerino Zanon, a retomada da cacauicultura e o fortalecimento da produção do chocolate são fatores que cooperam com o momento atual de reposicionamento e valorização do fruto em Linhares e no Espírito Santo. “Estamos somando todos os esforços, buscando todas as parecerias para recolocarmos Linhares no lugar de destaque no cenário nacional, e conectando essa nova realidade à produção do chocolate como mais uma forma de alavancar a economia da região, agregando valores ambientais, culturais e turísticos”, destacou.
“O cacau, o chocolate e a indústria do turismo são matrizes econômicas dessa região que precisam se posicionar e se fortalecer. E o festival será uma grande oportunidade neste sentido. Por outro lado, precisamos conectar e aproximar a ciência e a tecnologia da cadeia produtiva do cacau, trazendo a inovação para os processos produtivos. O produto chocolate é muito adaptável”, explicou Marcos Lessa, um dos criadores e coordenadores do Chocolat Festival.
O secretário Municipal de Agricultura, Franco Fiorot, ressalta que “o chocolate de Linhares não fica atrás de nenhum chocolate gourmet do mundo”. Ele acredita que o Festival dará visibilidade e destaque a todas as marcas produzidas no Estado.
Além da qualidade, Franco Fiorot lembra que Linhares também se destaca como maior produtor de cacau do Estado, com 8 mil toneladas produzidas somente em 2021. A maior parte da produção linharense é proveniente do sistema cabruca, com o cacau cultivado junto à Mata Atlântica.
Para o presidente da Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Eduardo Zucolotto, o festival representa uma oportunidade de geração de negócios e consolidação do município como grande produtor de cacau no Brasil e futuro polo de produção de chocolates.
Outros produtores do município participaram da reunião, no gabinete do prefeito Guerino Zanon, que oficializou Linhares como sede da edição 2022 do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, entre eles Emir de Macedo Gomes Filho, o Emirzinho.
Comente este post