Com o objetivo de profissionalizar, valorizar, premiar e incentivar os produtores na busca pela produção de um café com mais qualidade, foi lançado na noite desta quinta-feira (24) o 1º Concurso do Café Conilon de Jaguaré, realizado pelo Sindicato Rural do município, em parceria com a Prefeitura Municipal e outras entidades ligadas ao setor.
Realizado no Cerimonial Auzília Maziolli, o evento reuniu autoridades e vários produtores locais. A programação contou com palestras de especialistas no setor. O concurso promete se tornar uma importante ferramenta de estímulo ao crescimento e à inovação da cafeicultura de Jaguaré, que está entre os maiores produtores de conilon do país.
O lançamento teve as presenças do prefeito do município, Marcos Guerra, do vice-prefeito Elder Sossai, da deputada estadual Raquel Lessa, do presidente do Sindicato Rural de Jaguaré, Jarbas Nicolli, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, João Carlos Souza Lopes, além de secretários municipais e vereadores.
O presidente do Sindicato Rural, Jarbas Nicoli, frisou que “sem o apoio da Prefeitura seria muito difícil realizar o concurso”. Ficamos honrados em contar com as parcerias da Prefeitura, Câmara Municipal, IDAF, Incaper, FAES e Senar nos ajudando a promover a qualidade do nosso café conilon. Agradecemos em especial à Prefeitura pelo empenho em desenvolver a agricultura, que é a base da economia do nosso município. Acreditamos muito no sucesso desse evento”, completou Nicoli.
Presente no evento, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jaguaré, João Carlos Souza Lopes, destaca a importância do concurso também para os trabalhadores do município. “Certamente vai agregar muito. A iniciativa vem em um momento importante para fortalecer, também, a nossa categoria de trabalhadores rurais, porque tudo passa pelas mãos do trabalhador”, acredita.


O secretário municipal de Agricultura, Pedro Drago, lembra que Jaguaré já desponta há anos como um destacado produtor de café conilon, com diversidade e qualidade. Para ele, agora é o momento de elevar ainda mais a qualidade do produto. “Jaguaré tem uma história consolidada na produção de café conilon. Estamos entre os maiores produtores do país. Agora estamos dando um passo para produzir café com ainda mais qualidade”,avaliou.
O prefeito Marcos Guerra comemorou a realização do concurso, que, na avaliação dele, representa um momento de aprendizado para que os produtores rurais jaguareenses possam agregar mais valor ao grão produzido no município.
“Já somos um dos maiores produtores de café conilon do mundo. Isso nos orgulha muito, graças ao trabalho dos nossos produtores rurais. E agora chegou o momento de darmos um salto de qualidade em favor de nós mesmos, gerando mais divisas, mais receita para as famílias e para o nosso município”, destacou Marcos Guerra.
É possível alcançar esse objetivo, segundo o prefeito, elevando o cafeicultor a um nível ainda mais profissional, antes e depois da colheita, dessa forma, atraindo e gerando novos negócios e investimentos em toda a cadeia produtiva do café, até a industrialização.
“Queremos a realização desse concurso por vários anos e, para tanto, precisamos de boas parcerias, pois só avançamos em comunidade com boas parcerias. Então, é preciso agradecer a todos os parceiros, todos os que promoveram esse evento. É assim que conquistamos uma sociedade melhor e mais justa”, completou Marcos Guerra.
Comente este post