Representantes da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (CEPDEC) foram recepcionados em Jaguaré por autoridades locais, no início deste mês, com o objetivo de definir a implantação no município de uma Estação Meteorológica para monitoramento do clima em tempo real.
O vice-prefeito Elder Sossai representou o prefeito Marcos Guerra na ocasião. Além dele, os secretários municipais Cayo Casagrande e Robson Grobério e o presidente do Sindicato Rural de Jaguaré, Jarbas Nicoli, participaram da recepção aos representantes da Defesa Civil Estadual, sargento bombeiro militar Josué e o meteorologista Bruce Pontes.
A Estação Meteorológica será instalada em uma área cedida pelo Sindicato Rural de Jaguaré. O equipamento coletará dados automáticos e precisos da temperatura, umidade, pressão, ponto de orvalho, radiação, precipitação pluviométrica, direção e velocidade do vento, garantindo o monitoramento meteorológico de todo o município, com acesso público às informações coletadas. Os dados serão disponibilizados de 15 em 15 minutos.

“A Estação Meteorológica que será instalada em Jaguaré é automática e gera informações em poucos minutos. Esses dados servem para os registros e também para a previsão de acontecimentos climáticos. A leitura feita pelo equipamento contribuirá para a elaboração e preparação de medidas de proteção contra desastres”, explica o meteorologista Bruce Pontes.
O vice-prefeito Elder Sossai destacou a importância do equipamento para o município em duas situações preponderantes: “Conforme tivermos um conjunto maior de dados coletados ao longo do tempo, mais informações precisas teremos para definir ações diante de situações de risco, além de auxiliar os nossos produtores rurais no planejamento e controle dos processos de produção e colheita”, pontuou.

Comente este post