Um dos principais produtores de café conilon do país, o município de Jaguaré, no Norte do Estado, sediará a abertura oficial da colheita do grão no Espírito Santo em 2025.
Com a presença de autoridades estaduais, regionais e municipais, o evento será realizado na Fazenda Água Limpa, na localidade do Estivado, nesta quarta-feira, 14 de maio, de 8 às 14 horas. Na ocasião, o prefeito Marcos Guerra receberá o governador em exercício Ricardo Ferraço, além do secretário estadual de Agricultura, Ênio Bérgoli.

A abertura da colheita contará com palestra técnica sobre o tema “Evolução da Colheita Mecanizada do Conilon”, que será apresentada pelo pesquisador do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Paulo Volpi.
A abertura da colheita neste ano será realizada na propriedade do ex-deputado estadual, Atayde Armani, autor da lei 9.284/2009, que estabelece o dia 14 de maio como início oficial da colheita do café conilon no Espírito Santo.
O evento contará ainda com demonstração de uso de maquinários que otimizam a colheita, além de duas estações de campo. O especialista Elídio Torezani vai falar sobre “Gotejamento Subterrâneo de Alta Tecnologia” e o técnico Marcus Evangelista apresentará o desenvolvimento da “Capina Elétrica”.
Comente este post