A EDP, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica para a maior parte dos municípios capixabas, iniciou a operação da Subestação de Distribuição (SD) Palmito, em Jaguaré, no Norte do Estado. O empreendimento eleva a capacidade do sistema energético e permite a ampliação do abastecimento de energia, assegurando o crescimento econômico local e qualidade do fornecimento para os clientes atendidos na região.
A solenidade de inauguração, na quinta-feira (11), contou com as presenças do prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra; do vice-presidente de Distribuição da EDP, Dyogenes Rosi e do diretor da concessionária no Espírito Santo, Fernando Saliba, entre outras autoridades.
A nova subestação, erguida em uma área de 4 mil metros quadrados, beneficia cerca de 30 mil habitantes dos municípios de Jaguaré e São Mateus e recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões.
A SD Palmito conta com dois níveis de tensão (69/13,8 kV) e dois transformadores de 2,5 MVA de potência, totalizando 5 MVA, distribuídos em dois alimentadores de média tensão. A unidade é 100% digitalizada e conta moderno sistema de automação e supervisão, toda a sua iluminação conta com lâmpadas LED, garantindo maior eficiência e reforçando a preocupação da empresa com a comunidade e meio ambiente.
“Com mais este investimento, a EDP reforça seu compromisso com o Espírito Santo. A construção, ampliação e modernização de subestações e linhas de distribuição são fundamentais para dar suporte ao aumento da demanda, garantindo o atendimento ao mercado e reforçando a confiabilidade e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança” afirmou o vice-presidente de Distribuição, Dyogenes Rosi.

“Atuamos sempre com antecipação ao crescimento e ao desenvolvimento das cidades da nossa área de concessão. Com responsabilidade social, priorizando a segurança e a sustentabilidade, entregando aos clientes uma energia elétrica segura e de excelência”, reforçou o diretor da EDP no Espírito Santo, Fernando Saliba.
A subestação garante segurança energética para que o município possa atrair novos empreendimentos empresariais e, com isso, gerar mais empregos, conforme ressaltou o prefeito Marcos Guerra. “Hoje trabalhamos com o objetivo de gerar forte desenvolvimento para Jaguaré. Mas também estamos empenhados em um crescimento que não pode parar. Por isso, pensamos o município para um futuro em que teremos, certamente, muitos investimentos. E, para isso é preciso ter segurança no fornecimento de energia, que é garantia de qualidade de vida agora e depois. Assim, essa parceria com a EDP se reveste de uma importância muito grande para o município”, pontuou o prefeito.
Todas as subestações da EDP são monitoradas remotamente a partir do Centro de Operação Integrado (COI), localizado em Carapina, na Serra/ES. É a partir do COI, operando 24 horas, que é feita a comunicação direta com as equipes de campo, conferindo eficácia no atendimento aos mais de 1,7 milhões de clientes. Dessa central, também, é possível monitorar em tempo real a rede elétrica que abastece toda a área de concessão da Distribuidora, e ainda, prover suporte de análise metrológica.

Investimento recorde
Apenas no segmento de distribuição, a EDP está realizando um investimento recorde de cerca R$ 4 bilhões no Estado entre 2020 e 2025. Trata-se de praticamente o dobro do que foi investido entre 2016 e 2020.
O aporte tem como foco a expansão da rede, preparando o sistema elétrico para o desenvolvimento das 70 cidades da área de atuação; melhorias operacionais; redução de perdas, como o combate ao furto de energia; investimento em digitalização e atendimento ao cliente. Para isso, a Companhia entende ser necessária uma rede de distribuição segura, confiável, monitorada e flexível.
Comente este post