O crescimento de Linhares ao longo de seus mais de dois séculos de história se acentuou de forma mais marcante a partir do final dos anos de 1990. O salto de desenvolvimento alcançado realmente impressiona. O município, que sempre foi pujante na agropecuária, passou a se destacar também pelo avanço da industrialização em diversos segmentos, desde o agronegócio até o setor energético. O pulsante comércio local e também o setor de serviços crescem na mesma batida.
Linhares é a cidade do interior que mais cresce no Espírito Santo e se tornou locomotiva que impulsiona o desenvolvimento regional no Norte do Estado. A verdadeira ‘revolução industrial linharense’ dos últimos 25 anos mudou o perfil e elevou o patamar social e econômico da cidade.
Grandes empreendimentos foram instalados no município, como a multinacional Weg Motores e a Brametal, duas das maiores empresas do ramo energético da América Latina, para citar as duas mais expressivas, que empregam juntas mais de cinco mil trabalhadores linharenses.

E outros investimentos de grande porte continuam chegando, como a fábrica de eletrodomésticos do grupo Philco/Britânia, que finaliza a implantando de sua unidade industrial na região de Bebedouro/Rio Quartel, com previsão de geração de até dois mil novos postos de trabalho, já a partir do final deste ano.
Na área da agroindústria, a Café Cacique, uma das maiores produtoras e exportadoras de café solúvel do País, opera a todo vapor sua fábrica em Bebedouro e já exporta o produto “made in Linhares” para várias partes do mundo, também gerando centenas de empregos. Do mesmo segmento, a multinacional Olan Internacional também está instalando uma unidade industrial no município.
No ramo de alimentos, a fábrica da Cacau Show, instalada no bairro Canivete, é destaque. A unidade já emprega centenas de pessoas e projeta para os próximos meses a implantação de novas linhas de produção, que demandarão a contratação de mais trabalhadores.

Somente nos últimos quatro anos, de acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Lorenzoni, cerca de 30 investimentos importantes confirmaram instalação em Linhares. E não para por aí: a expectativa é de que pelo menos 20 novas empresas sejam atraídas para o município pelos próximos dois anos.
Comente este post